Aqueça sua casa nos dias frios

Para quem gosta de dias mais frios e adora vestir mantas, cachecóis, botas, tudo do mais quentinho e confortável, ou, gosta de ver o friozinho de dentro da sua casa, se prepare, porque esse artigo vai ser muito útil.
Aguentar a época mais fria do ano, principalmente para quem mora na região Sul do país, não é fácil, precisamos nos manter quentes e aconchegados. No artigo de hoje, vamos dar dicas de como manter a casa quentinha para os dias mais frios que estão por vir. 

As decoradoras Lúcia Ferrari e Sandra Portela, deram uma entrevista à revista M de Mulher, comentando oito dicas de como manter a casa quentinha e aconchegante. E a gente resolveu trazer aqui para o nosso Blog essas dicas. Vamos conferir!

1. Posicione o sofá e a cama onde eles peguem claridade durante o dia
Por mais que o sol esteja fraco, alguns raios dele entrarão pela janela e aquecerão o que estiver em seu caminho. “Móveis e tecidos retêm calor e o irradiam nas horas seguintes, por isso é bom que justamente o sofá e a cama fiquem na direção do sol. Eles são maiores e, normalmente, de materiais mais adequados para esse fim”, esclarece Sandra.

2. Feche todas as camadas de janelas antes de escurecer
Além dos vidros, é preciso fechar as venezianas ou persianas de suas janelas para manter a casa quentinha. Lúcia conta que o calor “escapa” pelo vidro depois que o sol se põe – e daí de nada terá adiantado reter o mínimo do sol nos móveis durante o dia.

3. Não esqueça as cortinas abertas à noite
Esta dica segue o mesmo princípio da anterior (sobre as camadas de janelas e o escape do calor), com o adicional de que as cortinas, por mais finas que sejam, funcionam também como uma barreira extra para o vento que possa entrar pelas frestas que ainda não tenham sido vedadas. E então passamos para a próxima dica.

4. Vede frestas de janelas com fita adesiva e tecido
Por menor que seja uma fresta na janela, por ela entrará o vento frio lá de fora. A solução é vedar. Lúcia ensina um método bem simples: cole tecido em um lado de uma fita adesiva dupla face e cole o outro lado da fita no batente da janela em que haja a fresta. “Se o vão for maior que isso, é só colocar mais camadas de tecido e fita adesiva, que nem um sanduíche, até chegar à espessura necessária”, recomenda a decoradora.
Ah, e escolha um tecido bonito que combine com a decoração do ambiente, porque ele ficará um pouco à mostra.

5. Espalhe cobertores e mantas pela casa
Eles ajudam a reter o calor do ambiente e são muito úteis quando você precisar ficar quentinha assistindo à TV ou lendo um livro em algum lugar que não seja o quarto. “E dão um toque mais charmoso e com cara de inverno à decoração. As estampas combinam com tudo”, opina Sandra.
Deixe sempre um prontinho para ser usado e outros dobrados por perto. Nunca se sabe se pode esfriar ainda mais.

6. Impeça a entrada de ar frio pela parte de baixo das portas
O ideal é adotar o uso de rolinhos específicos para esse fim – eles são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção e em bazares de utensílios para a casa. Se você não os tiver à mão, improvise com toalhas até comprar a quantidade necessária.
“Bonito não fica, é uma solução quebra-galho para resolver o problema do frio. Tem que ter muita consciência de que é temporária e providenciar o quanto antes as barreiras adequadas”, diz Lúcia.

7. Seque o espelho do banheiro após o banho
Com toalha e secador de cabelos. “O vapor que se fixa ao espelho durante o banho vai depois se transformar em gotas d’água que escorrerão para a pia ou para o chão. Como não há calor para secá-las, essa água ficará empoçada e esfriará o banheiro”, justifica Sandra.

8. Prefira fazer comidas no forno
O calor irradiado pelo forno aquece a cozinha e os cômodos mais próximos dela o que sai das bocas normais do fogão não tem esse poder. Experimente receitas, faça arroz de forno, bolos e o que mais der vontade – e deixe a casa quentinha.
E quando acabar de cozinhar, deixe a porta do forno aberta, para aproveitar o calor dele até o último segundo.

E os Aquecedores?
Não podemos esquecer que os aquecedores são nossos aliados no inverno. Existem aquecedores elétricos, a gás, cerâmicos, entre outros modelos, vamos tentar entender como cada um deles funcionam. E claro... o típico fogão a lenha, muito utilizado no Sul.

Aquecedores elétricos são protegidos por uma grade metálica. Não é recomendado ficar em locais úmidos, como o banheiro, por exemplo, e nem perto de objetos. Já os aquecedores termoventiladores que são elétricos também, funcionam como se fossem ventiladores normais, porém, o ar é quente e para muitos podem ser prejudiciais, pois, pode haver queimaduras se permanecerem muito perto.

Os aquecedores a gás além de serem um dos mais caros no mercado, também são os que mais necessitam de cuidados. Eles ficam embutidos com sistema de encanamento e, em uma residência, o combustível é o mesmo utilizado na calefação. Eles, também, podem serem usados para aquecer água do banho e torneiras.

Também existem os aquecedores Cerâmicos que possuem as melhores resistências para fazer aquecimentos. A resistência desses aquecedores é de cerâmica, desta forma, na hora de o ar ser solto pela ventoinha, eles aquecem o ambiente mais rapidamente. Existem modelos que são portáteis e outros podem ser embutidos na parede.

Por fim, temos o ar-condicionado que possui a opção de frio e quente, eles são bem famosos por aquecer ou esfriar rapidamente, apesar de ser um produto que resseca o ambiente, não há riscos de queimaduras. Perfeito para quem gosta de aquecedores silenciosos.

Outras formas de aquecer a casa

E o fogão a lenha? Ele também é um ótimo aquecedor, além de servir para aquecer as panelas, e preparar ótimas refeições, não é mesmo? Se o fogão a lenha ocupar muito espaço na sua casa, há a chance de ter algo com estilo parecido: opte pelos aquecedores a lenha, chamados de salamandras. Assim como os fogões, elas têm o mesmo material – mas são menores e portáteis, podendo carregar o estilo rústico para onde você quiser.

E para dormir mais quentinho ainda, existem os lençóis térmicos, produzidos com resistências entre camadas de tecidos. Não existe o risco de choque, já que sua resistência é totalmente revestida. Mas lembre-se de desligá-lo quando não estiver usando.

Gostou dessas dicas? Não vamos passar frio neste inverno, vamos manter tudo bem quentinho e aconchegante. E não esqueça de compartilhar com seus amigos, vamos deixar todos bem aquecidos dentro de casa.
Até a próxima!


Fontes:
https://www.mdemulher.abril.com.br/casa/dicas-praticas-deixar-casa-mais-quentinha/
https://www.casadicas.com.br/eletroeletronicos/quais-os-tipos-de-aquecedores-de-ambiente-para-residencias.html
https://www.gazetadopovo.com.br/haus/decoracao/nao-passe-frio-confira-5-itens-a-partir-de-40-reais-que-vao-aquecer-sua-casa/

Últimos post