Como fazer e usar máscaras de proteção

Muito se fala das formas de utilizar as máscaras, como fazer e quais tipos de tecidos podem ser usados. Por isso, para esclarecermos bem essas dúvidas, vamos fazer um tutorial de como você pode se proteger bem ao sair de casa usando a máscara correta.

Os tipos de tecidos das máscaras

Cada vez mais as pessoas estão aderindo o uso de máscaras para não somente se proteger, mas para proteger quem está ao redor. O uso das mesmas contribui para a diminuição do COVID-19 ser transmitido, já que se acaso tiver que tossir ou espirrar a maioria das gotículas permanecem nas máscaras. 

Máscara cirúrgica: A máscara cirúrgica, normalmente são usadas em pacientes e profissionais da saúde. Elas protegem o nariz e a boca, fazendo com que qualquer contato com infectados ou doentes crônicos (doenças respiratórias) o risco de uma contaminação é bem menor.
Porém, como toda máscara, elas têm tempo determinado de uso, tendo que ser trocadas a cada duas horas, seguindo as normas de higiene do Ministério da Saúde.

Máscaras de TNT: De acordo com o médico Gabriel Serrano, as máscaras de TNT são mais recomendadas para ambientes fechados, como hospitais, por exemplo. Em ambientes abertos, como andar nas ruas, elas acabam desgastando muito rapidamente, não fazendo tanto o efeito esperado. Essas máscaras não são laváveis, tendo que ser trocadas a cada uso.

Máscaras de TECIDO/Pano: Máscaras de pano ou máscaras caseiras, são facilmente feitas em casa. Como mencionado no início da matéria, o Ministério da Saúde liberou passa a passo de como fazer a sua própria máscara.
Elas não precisam ser descartáveis, mas seguindo sempre a norma de higiene. O Mistério da Saúde liberou o uso, sendo que para o estatuto, elas não são 100% eficazes, porém, ajudam a proteger em cenários específicos.

Como fazer sua máscara caseira, de tecido

O Ministério da Saúde lançou um manual ensinando como criar a sua própria máscara.

Com uma camiseta:
1. Corte a peça de roupa utilizando como base as marcações indicadas na figura abaixo.
2. Pegue um alfinete e ponha no meio da parte inferior (como na imagem) para segurar as duas faces do tecido cortado
3. Coloque um papel entre as camadas
4. Amarre a alça superior ao redor do rosto por cima das orelhas
5. Amarre a alça inferior na direção do topo da cabeça
Como fazer máscara com camiseta

Com um pedaço de tecido:
Aqui, vale recorrer a um pano comum feito de algodão, tricoline ou TNT.
1. Faça um molde em papel de forma de 21 centímetros de altura e 34 centímetros de largura. O tecido precisa ter um tamanho que cubra a boca e o nariz.
2. Dobre o pano ao menos uma vez no meio para que ela tenha duas faces.
3. Prenda e costure um elástico nas extremidades.


Segundo o Ministério da Saúde, essas máscaras não são descartáveis, podendo ser usadas novamente. Mas alertam para cuidados como: não compartilhar com ninguém, evitar tocar quando ela estiver no rosto, trocar quando estiver úmida e sempre tirar pela parte de trás.

Use a máscara de forma correta

O médico Gabriel Serrano ainda dá dicas de como usar a máscara de forma correta, vamos ver a seguir passa a passo de como funciona.

1. Higienize as mãos. Antes de tocar a máscara limpa, você deve lavar bem as mãos com água e sabonete. Aplique sabonete às mãos molhadas e esfregue uma na outra por pelo menos 20 segundos. Depois, enxágue. Seque as mãos com uma folha de papel-toalha e, depois, descarte-a no lixo.
2. Veja se a máscara tem algum defeito. Depois de tirar a máscara nova da caixa, veja se ela está em perfeitas condições ou se tem algum defeito, como rasgos. Se houver, jogue-a fora e use outro acessório.
3. Coloque a máscara na posição correta. A extremidade superior da máscara é a que tem um detalhe que se encaixa bem no nariz da pessoa. Portanto, ela deve ficar virada para cima na hora de vestir o acessório
4. Coloque a máscara do lado certo. A parte interna das máscaras cirúrgicas é branca, enquanto a externa tem alguma outra cor. Antes de vestir o acessório, veja se ele está do lado correto
5. Coloque a máscara no rosto. Existem diversos tipos de máscaras médicas no mercado, cada um com um método próprio de aplicação.
Com alças para as orelhas: algumas máscaras têm duas alças laterais para as orelhas. Geralmente, elas são feitas de algum material elástico. Pegue o acessório pelo elástico, passe um pela primeira orelha e o outro pela segunda.
De amarrar: algumas máscaras têm tiras de amarrar na nuca. No geral, há dois pares (um em cima e outro embaixo). Pegue o acessório pelas tiras superiores, passe-as para trás da cabeça e dê o nó.
Com faixas: algumas máscaras têm duas faixas elásticas que passam para trás da cabeça (sem a necessidade de amarrar). Coloque o acessório no rosto, puxe a faixa superior por cima da cabeça e passe para a nuca. Depois, puxe a faixa inferior com o mesmo movimento.
6. Ajuste a máscara no nariz. Depois de colocar a máscara na cabeça e no rosto, segure-a na ponte do nariz com o indicador e o polegar.
7. Se necessário, amarre a tirinha inferior da máscara. Se estiver usando uma máscara de amarrar, dê o nó na base da cabeça. Como o acessório pode acabar não funcionando se você tentar mexer nele demais, é melhor esperar até a parte do nariz ficar no lugar certo antes de amarrar as tiras inferiores

Como limpar a sua máscara

As máscaras precisam ser lavadas sempre logo após o uso. A indicação do Ministério da Saúde é que se deixe de molho o item em uma solução de água e água sanitária. A medida certa para tal mistura é de:
2 colheres de sopa de água sanitária em um litro de água, por 30 minutos.
Após esse período de espera, pode-se lavar normalmente com água e sabão e, se possível, secar ao sol. Caso não seja possível a lavagem logo após o uso, guarde a máscara em uma sacola plástica visto que ela pode estar contaminada e realizar o procedimento de higienização o quanto antes.


De qualquer forma sempre é bom estar atento a todos os métodos corretos do uso. Se preocupar com a sua própria higiene pessoal e orientar sempre amigos e familiares que as máscaras são de uso pessoal.
Desta forma vamos estar no ajudando e ajudando também todos ao nosso redor. Peça ajuda a algum profissional da saúde acaso tiver alguma dúvida, e sempre higienize as mãos antes do uso das máscaras.
Foi útil para você esse artigo? Então, use da sua solidariedade nesses tempos difíceis e compartilhe com seus amigos esse artigo.
Até a próxima!

Fontes:
https://saude.abril.com.br/medicina/mascaras-caseiras-coronavirus/
https://saude.abril.com.br/medicina/mascaras-caseiras-coronavirus/
https://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticias/2020/04/01/mascara-de-tecido-protege-do-coronavirus-e-de-tnt-medico-responde-186345
https://www.semprefamilia.com.br/saude/como-usar-limpar-e-produzir-a-mascara-caseira-de-forma-certa/


Últimos post