Dicas para uma geladeira sempre limpa

Limpar a geladeira é essencial para o bom funcionamento do aparelho e para o bom estado de conservação dos alimentos. Além disso, é importante para a saúde de todos os familiares e claro, evitar odores indesejados.
Já que com saúde não se brinca, no artigo de hoje vamos dar dicas de como limpar a geladeira e a maneira correta de limpar por dentro e por fora e mantê-la sempre organizada.

Como limpar a geladeira por dentro

Antes de qualquer limpeza, verifique se a geladeira está desligada da tomada, para evitar qualquer tipo de dano.
Após isso, é importante retirar todos os alimentos da geladeira, e também tudo que for desmontável, como grades, apoios de porta, gavetas e lave-os com água e sabão e deixe de preferência secar ao sol.
Além disso, jogo fora produtos vencidos ou que estejam na geladeira por algum tempo, colocá-los de volta a geladeira pode causar odores indesejados e mal à saúde.
Evite usar produtos de limpeza com cheiros fortes ou produtos químicos em geral. Faça uma solução de bicarbonato de sódio (1 colher de sopa) diluído em 2 litros de água morna. Use uma esponja macia ou pano limpo para molhar nessa mistura e ir passando por toda a geladeira.
Limpe também a porta e a borracha de vedação, pois ela junta muita sujeira e pode ser um ninho de bactérias, não se esqueça desta parte.
Por fim, passe um pano seco por todo o interior do aparelho, ligue de volta na tomada e coloque os alimentos bons para consumo dentro dele.

Limpando a geladeira por fora

A sujeira também se acumula do lado de fora, então, depois de uma boa limpada por dentro, chegou a hora de limpar por fora. A limpeza da geladeira por fora evita que os alimentos entrem contaminados.
Para começar, comece retirando o pó de todos os cantos da geladeira, com um pano seco, comece pelo lado de cima, depois vai passando pelas laterais e no fim, pela parte das portas.
Evite usar produtos químicos, ou álcool, nas partes externa ou interna, para evitar que estrague o revestimento do aparelho.
Use uma esponja macia umedecida em água com detergente neutro e isso já é suficiente para tirar a gordura acumulada.
Use um pano úmido para retirar o excesso de espuma e detergente e em seguida passe um pano seco para secar bem o aparelho e não deixar manchas.
É importante também limpar a parte de trás da sua geladeira, pois essa região costuma acumular poeira que, ao longo do tempo, pode comprometer o funcionamento correto do aparelho.
Para limpar a parte traseira da geladeira é preciso desligá-la da tomada e usar uma escovinha, pincel, espanador ou um pano seco. Evite usar água ou qualquer produto de limpeza nessa região. Depois de retirado o pó, você já pode ligar o aparelho na tomada outra vez.
Verifique se o modelo de geladeira que você tem em casa possui uma gaveta na parte de trás para coletar água. Se houver, coloque um pouco de água sanitária nessa gaveta para evitar a proliferação de fungos e até larvas de mosquitos.
Além de limpar essas partes, sempre limpe o puxador da porta, pois é nesse lugar que costuma acumular mais bactérias.

Período de limpeza da geladeira 

Já reparamos que a limpeza da geladeira é algo de extrema importância, por isso, precisamos estar atentos de quanto em quanto tempo precisamos limpá-la.
Para iniciar, precisamos pensar que a limpeza vai de acordo com as compras e o quanto ela é utilizada. Por exemplo, se fazemos compras semanais, é importante verificar se tem algum produto sujo na geladeira ou algum respingo, e aí limpar semanalmente.
A limpeza geral que descrevemos no passo a passo desse artigo é ideal para fazer uma vez por mês, mantendo o aparelho sempre higienizado e livre de germes de forma prática e definitiva.

Como tirar odores desagradáveis da geladeira


A geladeira é um aparelho que costuma exalar odores estranhos de tempos em tempos, portanto para evitar que isso aconteça, ou para neutralizar o cheirinho desagradável, siga uma das dicas abaixo:
- Coloque um potinho aberto com bicarbonato de sódio dentro da geladeira;
- Use um potinho aberto com vinagre branco;
- Coloque uma ou duas pedrinhas de carvão vegetal dentro da geladeira.
- Muito se fala em carvão ativado, encontrado em ferragens, que ajuda a manter a geladeira livre de mal odores. Coloque o carvão em um pote na geladeira por dois ou três dias. E claro, além disso, lembre-se de seguir as dicas de limpeza, para ajudar na manutenção do aparelho.
Existem várias dicas, outra que funciona bem é colocar grãos de café ou pó do café na geladeira, o mais indicado é deixar por 30 dias. Uma observação importante, se optar pelo pó do café, saiba que quanto mais fino o pó, mais efeito faz.

Gostou dessas dicas? Se você sabe outros truques para manter a geladeira limpa, deixe nos comentários, e claro, compartilhe com os seus amigos e familiares essas dicas, é importante manter nosso aparelho limpo para durar por muitos e muitos anos. Não é?

Até a próxima!


Fontes:

https://guiadacozinha.com.br/dicas-de-cozinha/dicas-para-tirar-o-mau-cheiro-da-geladeira/
https://socorronacozinha.com.br/cheiro-geladeira/



Últimos post