Isolamento Sim, Sedentarismo não!

O que fazer de atividades com as crianças, para deixar todo mundo ativo?
Sabemos que ficar em casa acaba nos incentivando a adotar hábitos um tanto quanto não saudáveis, como alimentos mais calóricos, e a não prática de exercícios.
Porém, como o título do nosso artigo se refere, o isolamento social não significa sedentarismo. Há muitas práticas que podem ser feitas em isolamento social, e que mantem nosso organismo ativo

E as crianças são as primeiras a sentirem os efeitos do sedentarismo. As notificações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional de 2019, revelam que 16% dos brasileiros entre 5 e 10 anos estão com sobrepeso, 9% são obesos e 5% apresentam obesidade grave.
Entre os adolescentes, 18% têm sobrepeso, 9,5% são obesos e 4% apresentam obesidade grave. E o confinamento em casa, durante a quarentena por causa da pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus tem potencial para aumentar ainda mais o problema, já que as crianças estão com pouco espaço para se movimentar e afastadas de suas atividades físicas habituais.
Mas não precisa ser assim. A mudança na rotina pode implicar em uma redução das atividades físicas no dia a dia dos pequenos. Porém, ao mesmo tempo, os pais estão tendo mais tempo com os filhos. Então, É possível aliar boas práticas com isso, como o cuidado com os alimentos e em reservar um tempo para atividades físicas.

Atividade física durante a Quarentena
Embora em curto prazo o ganho de peso esteja associado a escolhas alimentares, as crianças precisam se manter ativas nesse período de confinamento.

Para reduzir o sedentarismo, melhorando a saúde e prevenindo doenças como a obesidade infantil, a OMS recomenda que crianças de um a dois anos tenham ao menos 180 minutos diários de atividades físicas variadas e de qualquer intensidade. Para aquelas entre 3 e 4 anos, o tempo recomendado é o mesmo. Porém, nessa faixa etária, é necessário dedicar ao menos 60 minutos para atividades de intensidade moderada a elevada.

Independentemente da idade, a orientação da OMS é distribuir esses minutos ativos ao longo do dia e evitar que as crianças fiquem paradas ou sentadas por mais de uma hora seguida. Além disso, quanto mais elas se mexerem, superando inclusive o tempo mínimo recomendado, melhor.

As brincadeiras também contam para manter a garotada ativa. Brincar evita inclusive que passem muito tempo sentadas diante de telas como celular e tablets, por exemplo. Não é necessário proibir o uso desses equipamentos por meninos e meninas a partir de dois anos. Em alguns momentos durante a quarentena, que é uma situação muito peculiar, os pais podem até ser mais permissivos. Não é preciso que tenham um sentimento de culpa por permitirem que os filhos usem os eletrônicos por um tempo um pouco maior do que antes do isolamento. Contudo, devem buscar minimizar ao máximo esse uso. Para tanto, é interessante programar atividades diversas ao longo do dia.

13 dicas para um dia mais ativo
Para incentivar as crianças a se movimentarem mais durante a quarentena, o conselheiro do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Eduardo Netto, alerta que os pais devem servir de exemplo para os filhos. Não adianta, por exemplo, dizer que eles não podem assistir à televisão, mas passar muito tempo diante da tela.

O sedentarismo é um grande mal dessa década. Embora as pessoas busquem atividades físicas para emagrecer ou manter o peso sob controle, abandonar o comportamento sedentário ao longo do dia é essencial obterem resultados. No caso das crianças, que agora estão em casa, sem se deslocar para a escola, entre outras tarefas que faziam parte do seu dia a dia, é preciso incluir atividades que garantirão um estilo de vida ativo. Segundo o profissional de Educação Física, os pequenos devem ter uma rotina que tenha movimento. Mas não adianta colocar a criança para pedalar em uma bicicleta ergométrica, por exemplo. O dia tem que ter brincadeira, jogo e, portanto, diversão.

O Site EU Atleta lista algumas ideias que ajudarão os pais a manterem os filhos ativos durante o período de isolamento. Além disso, destaca alguns exemplos de brincadeiras e os seus benefícios para os pequenos.

1. Estabeleça uma rotina para as crianças que inclua atividades físicas e restrinja o uso de eletrônicos como celular, tablet e até televisão. Assim como precisam de horário para comer, estudar e escovar os dentes, elas precisam de momentos para se mexerem;
2. Vista a criança com uma roupa confortável e adequada para a atividade a ser realizada. Além disso;
3. Retire do ambiente tudo o que possa gerar distração na hora da atividade física;
4. Faça atividades com o seu filho. Essa é uma oportunidade para estreitar os laços afetivos num momento de prazer e alegria para os pequenos e para você;
5. Se possível, envolva todos da casa na brincadeira. Vale até incluir, por exemplo, os primos que estão distantes. Com o apoio de aplicativos de videoconferência, junte a criançada para se movimentar. É possível até fazer competições que tornarão a brincadeira ainda mais divertida;
6. Caso haja espaço na sua casa, coloque as crianças para correr, andar de patins e até pedalar;
7. Já em lares menores, as opções podem ser pular corda, esconde-esconde, caça ao tesouro, dança da cadeira e até bolinha de gude. Há ainda a brincadeira vivo ou morto, em que os participantes se abaixam e levantam realizando um bom exercício;
8. Solte a criatividade! E aproveite para ensinar aos seus filhos as brincadeiras da sua infância;
9. De vez em quando, arrume espaço no ambiente, coloque uma música e dance com as crianças. Essa será uma experiência divertida para toda a família;
10. Ao realizar os seus exercícios em casa, envolva também as crianças. Elas não precisam reproduzi-los exatamente, claro. Até porque esse não é o objetivo. Na tentativa de imitarem você, eles também estarão em movimento. Sem contar que a malhação pode ficar muito divertida com essa companhia especial;
11. Tire proveito da tecnologia para se inspirar e pesquisar na internet ideias de atividades para realizar com os pequenos;
12. Dependendo do quadro da Covid-19 em sua cidade e das orientações das autoridades e gestores de saúde locais, pondere sobre a possibilidade de caminhar na rua com o seu filho. Caso seja possível, dar uma volta no quarteirão pode ajudar a entreter crianças menores. Lembre-se de usar máscaras;
13. Promova ainda atividades que, mesmo realizadas sentadas, proporcionam outros estímulos para as crianças. É o caso de práticas como leitura e desenho, além de brinquedos como massinha e blocos de montar. Sim, a criança ficará um tempo sentada, mas não se trata de um entretenimento passivo, uma vez que podem estimular a habilidades como motricidade e criatividade. Por isso, são uma boa opção para entreter os filhos e não podem ficar de fora do dia deles.

Outros exemplos de brincadeiras e seus benefícios:

Telefone sem fio
Sobre: incluindo ao menos três participantes, que podem ser irmãos e os pais, faça essa clássica brincadeira em que a primeira pessoa passa uma informação para a segunda e assim sucessivamente até chegar ao último participante, que deve revelar o que foi dito. Para deixar a atividade mais desafiadora e dinâmica, mude a regra que tal se a última pessoa, em vez de falar, fizer mímica ou desenhar em um papel?
Indicação: crianças a partir de 4 anos;
O que trabalha: concentração, memória e oralidade.

Andar em cima do jornal
Sobre: cada participante deve ter duas folhas de jornal. Para realizar a brincadeira, a pessoa fica sobre uma folha e segura a outra. Sempre que for dar um passo à frente, é preciso colocar aquela que está nas mãos e recolher a que ficou para trás para poder seguir se movendo até o local estabelecido como ponto de chegada;
Indicação: crianças a partir de 5 anos;
O que trabalha: noções espacial e corporal, equilíbrio e coordenação motora.

Gincana da roupa
Sobre: para essa competição, é preciso ter ao menos dois participantes. Quem tem mais de um filho pode envolver todos eles na brincadeira, mas se não for o caso, os pais podem entrar no jogo. Cada participante deve vestir ao menos cinco peças de roupas umas sobre as outras. A brincadeira consiste em retirá-las uma de cada vez. Ganha quem for mais rápido;
Indicação: crianças a partir de 5 anos;
O que trabalha: noção corporal, agilidade e coordenação motora.

Ah, mas o Sedentarismo e Obesidade não são riscos apenas para crianças, são um grande risco para adultos e idosos. Por isso, é importante também fazer a sua parte!
Se não há crianças em seu lar, para te ajudar a se manter ativo, então crie a sua própria rotina de exercícios físicos, e aí é válido:
- Pular corda;
- Fazer exercícios aeróbicos (há muitos vídeos no Youtube, que ajudam);
- Caminhadas na rua, em horários com pouco fluxo, e sem acompanhante, mas usando máscara;
- Yoga;
- Ciclismo;
- Subir e descer escadas;
- Entre muitos outros exercícios que são possíveis de fazer em casa, você pode conferir mais exemplos no site Eu Atleta.

Fonte:
https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/obesidade-infantil-quarentena-nao-e-convite-ao-sedentarismo.ghtml
https://globoesporte.globo.com/busca/?q=exercicios+em+casa

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