6 dicas de como economizar na hora de fazer compras

Veja como é possível gastar menos e comprar mais produtos para casa.

Quando o assunto é economia, a maioria das pessoas pensam em poupar o seu dinheiro em supérfluos, e focar naquilo que realmente precisa. Você já deve ter escutado algumas frases do tipo: “Ah! Eu esqueci de comprar tal coisa”, ou, “Fui ao mercado e achei muito caro alguns produtos”, e até “Hoje tem promoção na padaria”. Isso faz parte do nosso dia a dia, e só quem tem o costume de ir às compras, sabe o quanto o dinheiro é valioso, não é?

Então, pegue um papel e uma caneta, ou o bloco de notas do seu smartphone e anote algumas dicas que podem ajudar financeiramente na hora de enfrentar as prateleiras dos supermercados.


1) Faça uma lista e planeje suas compras antes de sair de casa

Na hora de ir ao Super Lazzari, você tem uma noção do que se precisa comprar para dentro de casa. Porém, muitas vezes não se tem o costume de anotar o que realmente há necessidade, e deixamos a nossa cabeça trabalhar quando já estamos escolhendo os produtos. Saiba que isso não é bom.
Organize os seus produtos na despensa, olhe as validades, veja como está o consumo de cada item e saia com uma lista das necessidades, isso auxilia a se programar melhor nas compras, argumenta o educador financeiro Leandro Rodrigues.
Uma dica legal, é fazer suas revisões por setores, assim você consegue calcular o quanto de cada produto realmente precisa, se você costuma ir ao mercado mais vezes durante a semana saberá que certos produtos se compra em menor quantidade.

 

2) Pesquise marcas de produtos antes de comprar

No Super Lazzari, nos deparamos com inúmeras marcas dos produtos que precisamos, e algumas delas temos até as nossas preferidas. Porém, o foco é economia, e algumas vezes optar por marcas mais baratas será uma solução. Uma notícia boa, é que experimentando outros modelos, haverá uma noção da qualidade do produto, e algumas até não vão fazer tanta diferença daquela que você é acostumado, assim economiza seu dinheiro e consegue comprar outros produtos que precisa.
A preocupação com a marca do produto está no resultado que ele proporciona, isso é fato! Se acaso você for daquelas pessoas que realmente não conseguem trocar suas marcas preferidas, uma dica é tentar poupar na quantidade do produto, se optar em levar mais de uma mercadoria com preço mais caro, tente economizar em algo que não há necessidade no momento e leve outros com valores mais acessíveis. Tentar “balancear” as suas escolhas, pode ser uma solução momentânea.

 

3) Conheça as suas prioridades

Ter conhecimentos dos preços é uma prioridade para quem tem o costume de fazer compras semanais ou mensalmente. Muitos optam para irem as comprar nos dias das promoções, e verificar a qualidade dos produtos e se o preço é realmente justo.
Saiba que algumas prioridades valem tanto para dias de promoções, ou, para dias comuns. Seja justo com as suas escolhas. Saber o que está caro ou barato, é uma prioridade básica. Ter intimidade com os preços são fundamentais na hora de escolher seus produtos, saber o que está barato, o que está fora de período, orienta o consultor financeiro Luís Carlos Ewald.
Outra prioridade é o seu tempo. Vá com calma às compras, apesar de o dia a dia ser corrido, muitas vezes ir ao supermercado com pressa faz com que não avaliemos os preços e a qualidade dos produtos que estamos levando para casa.
Se acaso você não conseguir ir ao mercado com calma, tente verificar o que você precisa de mais urgente e procure preços mais acessíveis nas prateleiras. Em último caso, leve o que precise e nas próximas compras tente poupar procurando gastar menos daquele item que você já comprou na última vez.


4) O que é mais válido, compras semanais ou mensais?

Com as mudanças de preços que vem ocorrendo com muita frequência nos últimos tempos, fica a dúvida se fazer compras por mês ou por semana é mais válido. A grande verdade é que não existe uma resposta exata para ela, o que se sugere são opções que podem ajudar na hora de escolher o caminho mais correto.
Comprar algo que já tenha em casa, achando que vai durar muitos meses, não é financeiramente aconselhável, explica Ewald. Produtos com validade muito curta, acabam estragando sem os devidos usos, e indo para a lixeira por falta de cuidados. Em caso de promoções, o consultor financeiro indica que ir semanalmente ao mercado ajuda a economizar nos produtos, como frutas, carnes e verduras. O importante é estar atento no que precisa comprar e esperar os dias certos.
Essas dicas também valem para quem gosta de ir ao mercado mensalmente. Afinal, sempre estará faltando alguma coisa até o final do mês, então, essas ideias podem ajudar na hora de escolher os dias certos e coerentes de fazer suas compras.
Porém, não descartamos a hipótese que alguns produtos em maior quantidade podem te ajudar financeiramente, ainda mais se der para ganhar um bom desconto pela quantidade, às vezes se arriscar em tentar fazer essas categorias de compras é uma opção de teste para as próximas vezes. Lembrando que se os produtos em grande quantidade forem consumidos em pouco tempo, isso se torna uma opção favorável. 

 

5) Armazene corretamente seu produto

É um desperdício quando deparamos com algum produto estragado nas prateleiras de casa, não é? Nem sempre pelo fato de estar vencido, mas sim, pela falta de armazenamento correto. Já ocorreu de você procurar algum produto na despensa e ao abrir ver que ele não está na mesma condição de quando você o comprou? Saiba, que o ambiente da onde você o guarda diz muito sobre a alteração da qualidade do produto.
Uma dica é manter o produto em ambiente com ventilação razoável, sem muita luz ou calor. E aquele que precisa ocupar as prateleiras da geladeira, tentar deixar em temperatura em torno de 10°C, explica o educador financeiro Leandro Rodrigues.
Se acaso algum alimento já tenha sido consumido, uma ideia legal é você guardar em potes, e mantê-lo em um ambiente arejado, assim você conserva o produto e pode usar sem medo da qualidade estar precária nos próximos consumos.


6) Quer mais algumas dicas bem legais?

Tenha sempre com você uma calculadora, e isso é bem fácil, já que existe o aplicativo em todos os celulares e smartphones, pois facilita na hora de somar suas compras e ver se encaixa no seu orçamento. Outra dica é fugir dos mercados nos finais de semana, pois os preços costumam ser mais altos. Espere para aqueles dias mais calmos e promocionais. Não exagere no seu estoque, levar muitos produtos para armazenar em casa é desperdício financeiro e altera na qualidade do produto.

Luís Carlos Ewald, explica de maneira bem fácil como podemos economizar nas compras. Já ouviu falar em educação financeira infantil? Onde os produtos mais baratos se encontram nas prateleiras? Ou, como verificar corretamente a validade do produto? Essas dicas e muitas outras, você confere no vídeo abaixo.




Nosso artigo foi inspirado nas seguintes fontes: 

- https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/dicas-de-economia/noticia/2018/08/especialistas-dao-10-dicas-para-economizar-no-supermercado-cjksebu3t010y01qk5fznqk0j.html
- https://www.youtube.com/watch?v=cgeAXWBjuCM

Últimos post