Atividades para o ar livre

Como é bom a época do verão para realizarmos todos os tipos de passeios, caminhadas, exercícios, que em outras épocas do ano não nos animariam tanto em fazer. E para muitos, além de ser uma ótima época para praticar esses exercícios, ajuda também a perder uns quilinhos adquiridos nas festas de final de ano.

Não tem como negar que esses dias ensolarados as atividades físicas ao ar livre são uma ótima ideia, assim, além de estar curtindo a natureza, estamos cuidando no nosso corpo.
Por isso, hoje vamos falar de atividades que podem ser feitos ao ar livre.

Alongamento
O alongamento é essencial para prática de qualquer exercício. Antes de iniciar qualquer atividade, lembre-se de alongar, desta maneira você evitará dores indesejadas após o treino.
Os mais básicos são:

1) Elevação de calcanhar

De pé atrás de uma cadeira, segure-se no espaldar para manter o equilíbrio. Tire os calcanhares do chão o máximo que puder, com conforto. Abaixe. Repita de 8 a 12 vezes, completando uma série.

2) Pernas e quadris - Alongamento do quadríceps

Com o apoio de uma cadeira e com o joelho direito ligeiramente flexionado, segure o pé esquerdo com a mão esquerda e suavemente puxe o calcanhar na direção das nádegas. Mantenha os joelhos alinhados. Sustente a posição. Solte e repita com o pé direito.

3) Elevação dos joelhos ao tórax

Deite-se de costas com as pernas estendidas e relaxadas. Coloque as mãos atrás das coxas, sob os joelhos, e puxe-os em direção ao tórax, mantendo a lombar no chão. Sustente a posição.

4) Trabalha os músculos das costas, dos quadris e dos ombros.

Apoie as mãos e os joelhos no chão. Mantendo o abdome contraído para ter sustentação, estenda a perna esquerda para trás, deixando-a paralela ao chão. Ao mesmo tempo, estenda o braço direito à frente. Retorne à posição inicial e repita com a outra perna e o outro braço, completando uma série. Repita de 8 a 12 vezes.

6 exercícios que podem ser feitos ao ar livre

Para começar, antes de você colocar o pé na estrada para treinar lembre-se que é essencial fazer uma avaliação física antes de praticar qualquer atividade física e sempre ter um acompanhamento médico.
Após isso, vamos os exercícios:

Caminhada ou corrida
Fazer uma caminhada ou corrida ao ar livre é uma delícia. Para ambas as atividades, escolha um tênis confortável e roupas leves. Se você estiver começando, a dica é ir aos poucos, sempre respeitando os limites do seu corpo.

Pular corda
Não se preocupe com velocidade da corda nem em saltar com estilo: o ritmo e a coordenação vêm naturalmente. Preste atenção nos movimentos de braços e pernas e se você está realizando o amortecimento corretamente.

Abdominal
Existem diversos tipos de abdominais que podem ser realizados ao ar livre. Para quem está começando, o tradicional é o mais indicado. Afinal, como o movimento é simples e intuitivo, é mais difícil se movimentar errado. Deitado com as costas no chão, flexione as pernas, deixando os pés apoiados no chão. Depois, basta levantar a parte superior do corpo apenas com a força dos músculos abdominais. Sem ter pressa, faça no seu ritmo.

Panturrilha
Em um degrau, posicione apenas a pontinha dos pés na superfície. Erga o corpo, ficando nas pontas dos pés, e desça o máximo que conseguir, levando o calcanhar abaixo do nível do degrau.

Bicicleta
Sempre usando os equipamentos básicos, como capacete e luvas, opte por praticar o esporte em lugares com ciclo faixas. Uma boa dica é deixar a atividade mais leve ou pesada com a mudança das marchas.

Abdução de perna
Deitado de lado em uma superfície plana, deixe a perna de baixo flexionada na altura dos quadris e o braço de baixo estendido sob a cabeça. Apoie a outra mão no chão, deixando os ombros relaxados e o abdômen e o glúteo contraídos. Nesta posição, eleve a perna de cima esticada e retorne à posição inicial sem tocar o chão. Ao elevar a perna, cuidado para não girar o tronco. Cuide com a respiração, expire para subir e inspire para descer.

Atividades físicas para idosos

Quando se chega a terceira idade os exercícios se tornam uma dificuldade. Para muitas pessoas, não basta simplesmente achar que não tem mais condições físicas para realizar, mas também, por acharem que não existem exercícios específicos para a idade.
Saiba, que existem atividades que são específicas para os idosos, é o melhor disso tudo é, que podem ser realizadas ao ar livre. Vamos descobrir quais são:

Pescaria
A pesca permite que os idosos passem o tempo com a família e amigos. Com ótimos lugares para pesca em todo o país, é fácil encontrar um perto da sua casa. É recomendável que o idoso saiba nadar ou faça também natação, para algum caso de afogamento.

Exercícios com academia ao ar livre
Espalhadas pelos parques da cidade, são alguns aparelhos simples, sem carga de peso, para exercícios de musculação e aeróbica simples. Perto dos aparelhos há instruções sobre como usá-los, mas é recomendado consultar um educador físico sobre como fazer os exercícios corretamente e evitar lesões.

Jardinagem
Jardinagem é um passatempo popular para pessoas de todas as idades. O plantio e flores no quintal e os cuidados dados a eles pode ser uma atividade muito divertida. Ao mesmo tempo, colher os legumes e flores frescas de seu próprio jardim pode ser gratificante.
E também ajuda na caminhada, cuidar do jardim exige muito esforço físico, portanto, é muito bom para a saúde e bem estar do idoso.
Lembrando que qualquer atividade realizada na terceira idade, precisa ter acompanhamento de um médico para que as atividades sejam liberadas conforme a necessidade.

Gostou dessas dicas? Então, está na hora de pôr uma roupa e um tênis confortável, e se exercitar. Convide sua família ou seus amigos, é muito legal praticar exercícios acompanhado. E já aproveite e compartilhe com eles essas dicas que fazem bem para a saúde. 

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