Como eliminar vírus e bactérias em casa

Em tempos de afastamento social, onde a maioria dos brasileiros se encontram por causa do Novo Corona Vírus, precisamos entender que a limpeza é um dos fatores mais importantes para conseguirmos escapar desses vírus.
A limpeza em questão, vale tanto para higiene pessoal e também da própria residência. Por isso, agora que estamos em nossas casas por tempo indeterminado, devemos tomar um cuidado maior dos objetos que pegamos na mão, de onde nos encostamos e da forma que utilizamos as coisas.
Já que a permanência de pessoas é maior em casa nessa época, no artigo de hoje vamos passar algumas dicas de como higienizar sua casa para eliminar vírus, bactérias, fungos e demais organismos indesejados. Se você tem criança, esse artigo também será benéfico, pois, vamos ensinar como limpar e desinfetar bem os brinquedos.

Qual a diferença entre vírus e bactérias?

Bactérias: As bactérias são organismos vivos, se produzem por proteínas, abastecendo-as com energia. As bactérias nem sempre são prejudiciais: algumas são vitais para a saúde humana, como as que compõem a flora intestinal e auxiliam na digestão. Tuberculose, cólera, tétano e difteria são algumas das doenças causadas por bactérias.

Vírus: O vírus tem por significado fluído ou toxina venenosa. Eles são partículas infecciosas, para muitos cientistas o vírus nem é considerado um organismo vivo. Cada vírus possui uma célula hospedeira específica. Alguns atacam somente plantas, outros animais e humanos. Há também vírus que atacam apenas bactérias e fungos. AIDS, hepatite, gripe, dengue, catapora e covid-19 são algumas das doenças causadas por vírus.
É de certa forma fácil reconhecer um vírus, pois, reproduzem-se e evoluem em resposta ao ambiente, através de variabilidade e seleção, como qualquer ser vivo. Por isso, nessa pandemia que estamos passando temos que estar atentos as pessoas que nos rodeiam, ficar pelo menos a 1,5 metro de distância e evitar qualquer contato físico, principalmente para aquelas pessoas que precisam sair de casa constantemente. E lembrar de sempre higienizar as mãos com álcool líquido ou em gel 70%, ou com água e sabão.

Eliminando organismos indesejados da cozinha
Separamos algumas dicas de como organizar sua cozinha para evitar que os organismos se alojem por lá, até porque, o lugar preferido deles, infelizmente é a cozinha.

Lixo na pia, não!
Livre-se de qualquer lixeira que estiver em cima da pia. É importante trocar todo dia o lixo da sua cozinha, para evitar o mau odor, e também que organismos se produzam por ali.

Organize a geladeira
Limpar a geladeira uma vez por mês é o suficiente. E, para acabar com o mau cheiro do eletrodoméstico, recomenda-se que, após a higienização, um recipiente com bicarbonato de sódio seja mantido lá dentro.
Mas é importante lembrar que podemos levar alguns vírus para dentro da geladeira e permitir que se multipliquem por lá, então evite colocar sacolas de mercado para dentro da geladeira, e higienize as embalagens que vem do supermercado.

Fogão sempre limpo
O fogão deve ser higienizado sempre que for usado. Para limpar a superfície, recomenda-se uma mistura de água, detergente e bicarbonato. Já os queimadores devem ser fervidos em água e vinagre. Deixe-os durante uma noite submersos nessa mistura e lave-os pela manhã.
Assim, vais evitar que qualquer organismo se aloje em seu fogão.

Limpeza de pisos e azulejos
Em um balde, coloque um litro de água e 10 gotas de detergente e, com um pano, aplique a mistura. Enxágue com água limpa e repita a operação. Em um outro recipiente, misture 1 litro de água e 2 colheres de água sanitária e aplique com a ajuda de um pano.
Assim as paredes e o chão estarão livres de vírus, bactérias e até de fungos.

Da cozinha para o restante da casa
Apesar da cozinha ser um lugar que mais se encontram esses organismos, banheiros, quartos, lavanderias também são alvo, e precisam de um cuidado especial.

Ralos de banheiro
Quando insetos pequenos e com asas largas aparecem no banheiro, é sinal de que o ralo precisa ser limpo. Retire sua tampa, prepare uma solução com 1 litro de água e 10 gotas de detergente e aplique no local, esfregando com uma escova sanitária. Por fim, despeja água quente, você pode repetir essa função uma vez por mês.

Roupas de cama e limpeza dos colchões
Outro lugar que costumamos passar algumas boas horas por dia, também requer atenção para bactérias. Por isso, a roupas de cama tem que ser trocadas pelo menos 1 vez por semana, ainda mais na época de inverno.
Já para a limpeza dos colchões, espalhe bicarbonato de sódio sobre os colchões e deixe o ingrediente agir durante 20 minutos. Após a espera, retire o produto com um aspirador de pó.

Higienize o seu sofá diariamente
A limpeza e a higiene do seu sofá, não garantem somente a conservação dele, mas também ajuda a eliminar organismos que nele acumulam.
Neste caso, é importante saber que você não precisa de nenhum produto químico para lavá-lo, muitas pessoas usam shampoo neutro com uma toalha umedecida, isso já basta para eliminar vírus e também conservar o estofamento.
Deixar almofadas ou qualquer outro tipo de objeto que decoram o sofá no sol, também pode ajudar a eliminar mal odores e combater os organismos.

Como higienizar os brinquedos das crianças
Os brinquedos das crianças são um alvo fácil para bactérias, até porque, elas brincam no chão, e muitas crianças, colocam os brinquedos na boca. Por isso, cada brinquedo tem a sua forma de higienização. 

Brinquedos de metal são simples de limpar, com um pano umedecido e álcool 70% você garante que os brinquedos fiquem bem higienizados e prontos para seu filho brincar novamente. 

Já os brinquedos de borracha e E.V.A podem ser facilmente limpados com água e sabão ou se preferir pode usar um pano umedecido com álcool.

Brinquedos de pelúcia podem ser colocados na máquina de lavar, se acaso tiver alguma restrição do fabricante, recomenda-se lavar a mão, e sempre secar a sombra. 

Os brinquedos de madeira podem ser facilmente limpos com um pano seco ou um espanador já que são feitos na maioria de MDF, porém, em casos de sujeiras mais grossas, pode se usar um pano umedecido, e se é para remover organismos, então que seja umedecido com álcool 70% ou desinfetantes. 

E claro, não podemos esquecer que não apenas os brinquedos requerem atenção, também temos os controles remotos e telefones manipulados por adultos, crianças e bebês, podendo se tornarem grandes focos de infecção. É preciso limpá-los também!


Produtos de limpeza para higienização
Sempre é bom ficarmos atentos há que tipos de produtos temos que usar na limpeza dos objetos que possuímos em casa. Portanto, vamos indicar alguns básicos que facilmente são encontramos no Super Lazzari e que são de bastante utilidade.

Esponjas de lavar louça: Eles contem íons de prata na sua composição. Desta forma, a eliminação das bactérias se torna mais fácil de combater, já que elas não precisam ser higienizadas diariamente. 

Álcool líquido ou gel com composição 70%: Esse não tem mistério e conhecidos por todos, para eliminar qualquer vírus, tenha sempre por perto o álcool gel. Passe diariamente em objetos como o celular, por exemplo, ajuda a eliminar quaisquer organismos indesejados.

Atenção: álcool 46º encontrado mais facilmente não é capaz de eliminar vírus, ele é indicado para uso doméstico, pois tem baixo teor de queima, ou seja, não pega fogo facilmente. Se você deseja desinfetar objetos de vírus, é necessário usar de 70º para mais. O modelo acima de 92º é bom, mas acaba evaporando muito rápido, por isso não é o mais indicado.

Sabão, detergente, sabonete, enfim, tudo que seja para limpar e remover sujeiras, também remover organismos fixados nas superfícies.

Desinfetantes também são eliminadores de organismos, veja que nas próprias embalagens citam que matam 99,9% das bactérias. Também são úteis na remoção de vírus e fungos.

Multiusos são conhecidos na limpeza da cozinha, para higienizar qualquer superfície, podendo ser utilizado também para limpar o quarto, a lavanderia, o banheiro, etc.

Água sanitária elimina tudo, mas deve ser aplicada e manipulada com cuidado, para que não machuque a pele, não seja aspirada ou que manche superfícies e roupas. Uma medida de água sanitária para 19 de água é o suficiente para a limpeza de objetos e superfícies menos sujas. Já para uma limpeza mais pesada como calçadas ou sola de sapatos, é indicado uma medida para 3 de água.

Higiene pessoal
E por último, e obviamente muito importante também, temos a higiene pessoal. Limpar bem as mãos, antes e depois de fazer qualquer coisa na casa, escovar os dentes e tomar banho diariamente, Também, sempre lavar bem as roupas e calçados que usou durante o dia, previne de acumular sujeira, bactérias e fungos.

Não podemos esquecer que a higiene pessoal é mais do que limpar as mãos, o corpo e os dentes. Também significa usar roupas limpas, cobrir a boca quando tossir, manter as unhas limpas, entre outros hábitos. Isso é essencial para proteger nossa saúde e a dos que estão ao nosso redor.
Para as pessoas que necessitam sair de casa nessa época de pandemia, aconselha-se a retirar as roupas logo ao chegar em casa, tomar banho e lavar os cabelos. Neste caso a higienização é redobrada, lavar logo suas roupas e calçados para evitar qualquer tipo de contaminação no ambiente.

Lembre-se sempre de lavar as mãos antes de fazer qualquer tipo de atividade, como cozinhar, pegar as crianças no colo e assim por diante.
Se essas dicas foram importantes para você, repasse para as pessoas que você quer ver bem também, se estivermos unidos e saudáveis vamos combater qualquer vírus.
Boa sorte!

 

Fontes:

https://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2013/02/qual-forma-correta-de-se-limpar-os-brinquedos-do-seu-filho.
Https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/entenda-a-diferenca-entre-virus-e-bacterias,25e2363db8882375f6d9e213711744ecn7vyvoku.html

Últimos post