Como reciclar seus potes de vidro

A reciclagem está cada vez mais fazendo parte da vida de todo mundo. Afinal de contas, todos nós devemos fazer a nossa parte com relação ao lixo que geramos.
E a reciclagem, além de ajudar o meio ambiente, permite a reutilização de diversos itens que seriam jogados fora e que teriam um destino muito cruel para a natureza. Ao reciclar, você não só preserva as gerações futuras, como também proporciona a criação de novas peças manuais, que são compostas por materiais antes impensáveis. E as vantagens não param por aí, já que ao fazer uma peça reciclada você economiza, e muito, com material.
Neste artigo vamos trazer algumas ideias artísticas que podem ser feitas com a reciclagem, e como o vidro é uma das opções mais procuradas para itens de decoração. Então, se você tem seus potinhos de conserva em casa, está na hora de dar uma repaginada neles.

O lado bom de guardar potes de vidro

Os potes de vidro são realmente adoráveis e podem ser usados das mais diversas maneiras na organização e decoração de casa. Você pode, por exemplo, usar potes de vidro decorados para enfeitar suas salas ou quartos. Outra possibilidade é usar seus potes de vidro para mantimentos, temperos e muito mais.
E para isso você pode usar vários tipos de potes, formatos, cores e assim por diante. Para quem opta por fazer seus próprios potes de vidro decorados, as possibilidades são muitas: pintar, fazer decoupage, cobrir com tecidos, aplicar linhas, usar biscuit, prender puxadores na tampa, etc.
Mas antes de você iniciar o processo de decoração, você precisa saber como higienizar seus vidros, então, separamos algumas dicas de limpeza.

Como higienizar potes de vidro

- Lave bem os potes e suas tampas com água e sabão;
- Coloque água para ferver em uma panela que acomode seus potes de vidro deitados;
- Mergulhe os potes de vidro na água deixando o rótulo completamente submerso;
- Espere cerca de 20 minutos ou até perceber que o rótulo está se soltando;
Caso o rótulo não saia completamente sozinho, use uma faca sem ponta para dar uma mãozinha;
- Com os potes de vidro sem rótulo, gire-os na água fervente para que ela passe por toda a extensão deles, inclusive por todo interior;
- Tire os potes de vidro e as tampas coloque-os com a boca virada para cima sobre um pano de prato;
- Espere a água evaporar e eles esfriarem;
- Se sobrar um pouco de cola do rótulo nos potes, passe um pano com óleo ou azeite sobre eles e depois lave-os normalmente.

Como decorar potes de vidro

Depois do processo de limpeza, está na hora de começar a decoração deles. Então, vamos pôr a imaginação para funcionar e deixar a criatividade fluir.
Seja para organizar ou decorar a casa, os potes de vidro decorados têm muito mais charme, por isso vamos ensinar a seguir um tutorial de como decorar potes de vidro e também traremos algumas imagens com passo a passo para você seguir e fazer os seus.

Potes de vidro decorados com decoupage

Ao fazer a decoupage você pode usar papel, guardanapo ou tecido. A aplicação da decoração deve ser feita com cola gel, ela é a mais indicada para esse tipo de trabalho.
Sabe aqueles potes que vêm com a marca impressa na tampa? Pois é, com a decoupage fica fácil esconder. Depois de prontos, os potes decorados podem ir dar uma forcinha na despensa ou organizar os avimentos no cantinho da costura.


Decoração com tinta

A pintura em vidro é de longe a técnica mais usada quando o assunto é potes de vidro decorados. Se essa também for a sua escolha, saiba que o vidro aceita várias tintas, como PVA e acrílica. Além de escolher a tinta, também é importante escolher a técnica que será usada, pois existem várias.
Você pode pintar o pote apenas por dentro, apenas por fora, fazer um efeito de respingos de tinta com o pincel, pintar uma mini lousa para escrever com giz e até usar estêncil para fazer desenhos variados. Para melhorar a fixação da tinta, aplique antes de mais nada uma fina camada de primer para vidro. Deixe secar e só então faça a pintura.


Decoração com tecidos

Para decorar pote de vidro com tecido você irá precisar de:
- Tecido de sua preferência e com a cor ou com a estampa também de sua preferência;
- Fita de sua preferência e com a cor, o estilo, o modelo ou a estampa também de sua preferência;
- Lápis;
- Tesoura comum;
- Cola para tecido.
Comece separando todos os materiais que você vai utilizar no processo de como decorar potes de vidro com tecido. Risque o contorno da tampa no tecido, mas com uma pequena sobra. Recorte. Cole o tecido sobre a tampa, colando também a borda na lateral da tampa. Cole a fita sobre a lateral da tampa. O pote de vidro pode receber apenas uma tira de tecido colado, com as bordas picotadas.


Mais algumas inspirações com potes de vidro
Se você tiver vidros longos, de formatos diferentes, você pode usá-los em qualquer ambiente da casa para decoração.
Separamos algumas ideias de lugares dentro de casa, na varanda e quintal para você se inspirar e decorar da forma mais linda possível.

- Pendentes feitos de garrafas
Você vai precisar de cordas grossas e velas decorativas. Basicamente é isso, coloque as velas dentro da garrafa ou pote de vidro com cuidado e acenda antes de pendurá-las. Após isso, amarre uma corda em cada garrafa e as pendure-as no local onde desejar, pode ser na sala de estar, na cozinha ou até em algum canto da casa que achar mais conveniente.


- Garrafas podem virar abajur
Basta um buraquinho feito próximo ao fundo da garrafa para transformar a peça em um abajur de respeito. O fio passa por dentro da garrafa, e o bocal da lâmpada é fixado no gargalo junto com o suporte de sustentação para a cúpula.


- Vidros que se transformam em castiçal
Um detalhe simples e personalizado para a mesa lateral da sala de estar: frascos vazios receberam velas longas, aquelas mesmas usadas em castiçais, para compor a decoração do ambiente.



Gostou das nossas dicas de hoje? Existem inúmeras maneiras de usar os potes de vidros, basta um pouco de criatividade e material, pronto, verá que resultado incrível você terá.
Se tiver outras dicas, deixe nos comentários, vamos adorar ler os seus relatos.
Até a próxima! 

Últimos post