Conheça os benefícios do limão

O limão auxilia tanto na boa digestão do seu organismo, como também pode te trazer benefícios para outras utilidades do dia a dia. Preparar uma comida, limpar roupa e assim por diante.
Saber usar o limão de diversas maneiras, se torna algo realmente valioso, e cabe se perguntar também, como isso é possível e descobrir suas vantagens. Neste artigo veremos o limão como um grande aliado e, vamos aprender a usá-lo de forma correta.

Conhecendo a fruta
Se estiver com vontade de obter um pé de limoeiro na sua casa, saiba que deve plantar seu limoeiro em um lugar onde bata bastante sol, mantendo a planta protegida de correntes de vento até que já tenha emitido brotos no novo local. O limoeiro demora cerca de três anos para dar os primeiros frutos, mais propriamente entre os meses de setembro e outubro. Em aproximadamente quatro meses você pode começar a colheita que dura em torno de 120 dias.

O limão é um fruto muito versátil, que pode ser usado tanto como tempero, como na preparação de sobremesas ou sucos ricos em vitamina C.

Cada 100 gramas de limão possuem apenas 26 calorias, mas também possui carboidratos , proteínas, fibra alimentar, cálcio, Vitamina C, fósforo, manganês, magnésio, lipídios, ferro, potássio, cobre, zinco, tiamina B1, riboflavina B2 e sódio.

Tipos de Limão

Limão Taiti: É o menos ácido e o mais encontrado no país. Possui a casca fina e tem poucas sementes, com formato mais arredondado. Por ser bastante suculento, é ideal para limonadas e drinks como a caipirinha.
imagem

Limão Cravo: Também conhecido como limão caipira, limão rosa ou limão bergamota, tem sabor e aroma bem característicos. A casca é alaranjada e tem nervuras. É boa opção para marinar carnes e temperar saladas.
imagem

Limão Galego ou Galeguinho: limão menor, com a casca mais fina e verde clara, de formato bem arredondado. A acidez não é muito forte, o que torna esse tipo indicado para uma variedade grande de receitas como sorvetes, molhos, temperos, drinques, doces e sucos.
imagem

Limão Siciliano: Pode ser conhecido como limão eureka ou limão lisboa. É o tipo mais antigo do mundo, sua casca é amarelada e bem grossa e possui formato mais alongado. Ele não é muito suculento como os outros, e seu sabor é bem ácido.
imagem


O limão e a nossa saúde
Se você souber utilizar o limão a seu favor, terá uma fruta digamos assim “amiga para todos as ocasiões”, os benefícios para a saúde são dos mais variados, e pode te ajudar a prevenir ou curar diversos problemas.
Vamos descobrir no que ele pode nos ajudar:

- Auxilia na digestão: A nutricionista Thayana Kirchhoff explica que o suco de limão tem estrutura similar aos ácidos do estômago, o tornando capaz de estimular o organismo na produção de enzimas digestivas, além de estimular a produção de bile, fluido produzido pelo fígado responsável pela digestão de gorduras;

- Ajuda a tratar a prisão de ventre, pois estimula o intestino, especialmente se tomado com água morna logo em jejum;

- Melhora a aparência da pele: A nutricionista Thayan
Kirchhoff 
explica que devido a grande quantidade de antioxidantes, o limão ajuda na produção de colágeno, além de combater os radicais livres. Ela recomenda a ingestão diária de um copo de água com limão para uma pele mais viçosa;

- Desintoxica o organismo, ajuda a emagrecer e melhora a aparência da pele;

- Protege os órgãos de doenças degenerativas e infecções como candidíase, pois diminui a acidez do sangue;

- Acelera o processo de cicatrização, por ser rico em vitamina C, nutriente extremamente importante na cicatrização dos tecidos, especialmente na regeneração do colágeno da pele. Além disso, a vitamina C é o mais importante antioxidante do corpo e seu consumo evita o estresse oxidativo, prevenindo o envelhecimento precoce;

- Diminui o inchaço e a pressão arterial, devido às suas propriedades diuréticas;

- Alivia a dor da gota ou reumatismo, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Tanto a vitamina C quanto a vitamina B5 encontradas no limão tem importantes propriedades anti-inflamatórias;

- Previne o mau hálito. Algumas gotas de limão são capazes de estimular as glândulas salivares a produzirem mais saliva, mantendo a mucosa bucal lubrificada e reduzindo a halitose.

- Previne o envelhecimento precoce, pois é rico em antioxidantes;

- Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer pois tem na sua composição elementos funcionais conhecidos como limonóides;

- Trata a anemia, pois a Vitamina C aumenta a absorção de ferro dos alimentos vegetais quando consumido durante as refeições. 

O limão pode ser usado da maneira que desejar, como suco, nos alimentos, e assim por diante. Mas para quem tem dúvida de como usar o limão em benefício próprio, listamos algumas receitas fáceis de serem produzidas.

Chá com a casca de limão
Este chá contém os óleos essenciais do limão que tem efeito purificante, além de ser delicioso para tomar depois de uma refeição, por exemplo.
Ingredientes
• Meio copo de água
• 3cm da casca do limão
Modo de preparo
Ferver a água e depois adicionar a casca do limão. Tampar durante alguns minutos e tomar a seguir, ainda morno, sem adoçar.

Limonada com morango
Ingredientes
• suco de 2 limões
• 5 morangos
• 1/2 copo de água
Modo de preparo
Bater os ingredientes no liquidificador e tomar a seguir, sem adoçar.

Limão da pele
Os cuidados com a pele também podem ser resolvidos com limão também. Existem alguns truques de limpeza que podem salvar o seu dia.
P.S.: Sempre lembrando que o limão e o sol não combinam, então se utilizar, ou manusear o limão e precisar sair ao ar livre, lave bem as mãos e partes do corpo atingidas com água e sabão.

Clareando manchas
Misture uma pequena porção de água de coco com algumas gotas de limão e aplique sobre as manchas. O coco irá hidratar e o limão, clarear. Você também pode esfregar metade da fruta no joelho ou no cotovelo quando notar que estão escurecendo. Tome cuidado apenas para não ir para o sol com a mistura, para evitar queimaduras e manchas escuras.

Tratamento de Acne
Pode parecer bom demais para ser verdade, mas os limões são antibactericidas e ajudam no tratamento da acne. Corte uma fatia da fruta e esprema sobre a pele do rosto e os cravos logo irão desaparecer. Neste caso, também evite o sol!

Rejunesce a pele
O limão é rico em vitamina C e em ácido cítrico, que ajudam a clarear a pele e também são antioxidantes. Eles também neutralizam os radicais livres e a produção de colágeno. À noite, espalhe algumas gotas nas marcas de expressão e nas manchas escuras. Lembrando de lavar a pele com sabão ao amanhecer.

Esfoliação dos lábios
Aplique uma pequena quantidade do suco de limão sobre os lábios antes de dormir e lave pela manhã para remover as células mortas. Mas lembre-se: não use se você estive com feridas na pele.

Odor nas axilas
Antes do banho, esfregue metade de um limão nas axilas. Depois espere 10 minutos e tome o banho normalmente, esfregando bem a região para retirar todo o limão.


Limão na limpeza da casa
Entre tantos benefícios do limão, chegamos nas roupas. Ele ajuda muito no clarear das roupas, e muitas poucas pessoas sabem que cloros e solventes podem ser substituídos por essa fruta. 

Roupas:

- Para remover manchas basta aplicar sumo de limão em água quente nas manchas de gordura para ajudar a dissolvê-las.

- E para o clareamento das roupas só adicionar ¼ a ½ copo de sumo de limão ao sabão na hora de lavar a roupa. Se der para deixar de molho por uns 30 minutos, melhor ainda

- Para tirar a ferrugem das roupas você também pode usar o limão. Basta misturar o suco de limão com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou sal e aplique sobre a mancha. Deixe a peça secando ao sol por volta de duas horas, em seguida enxague com água fria e lave normalmente.

Cozinha:

- Muitas vezes, os fundos das panelas ou bocas do fogão ficam escuros por conta do contato direto com o fogo. Para clareá-los, ferva rodelas de limão na água e aplique a solução nos utensílios.

- Para retirar o queimado das panelas, basta fazer uma pasta de bicarbonato e vinagre, esfregar na panela e aguardar uns minutinhos. Depois, basta lavar normalmente, e o queimado sairá de forma bem mais fácil.

- Limpe as latas de lixo com vinagre, sal e suco de limão. Todo o cheiro de lixo vai desaparecer.

- Se sua pia está equipada com um triturador de lixo, a dica para retirar o cheiro é triture pedras de gelo feitas com vinagre, sal e cascas de limão.

- Os vidros também podem ser facilmente limpos. Prepare uma mistura de quatro colheres de suco de limão com meio litro de água e borrife nos vidros de suas janelas, secando com um pano limpo. Elas vão ficar limpas e transparentes, sem nenhuma mancha.

- Limpe os azulejos e a banheira: Coloque uma solução de uma parte de suco de limão para uma parte de água em um frasco pulverizador limpe os azulejos de seu banheiro para retirar todas as manchas de sabão e gordura.



Então, gostou das nossas dicas com limão? Então está na hora de você passar no Super Lazzari, garantir seus limões e começar a pôr em prática todos esses truques.
Até a próxima! 

Últimos post