Dicas para limpar o Mofo ou Bolor da sua casa

Vamos lá, o inverno sempre vem acompanhado de Mofo e Bolor, não é mesmo?
Mas, graças a Deus tudo tem solução, e se não tem, pelo menos temos opções para reduzir ou melhorar a situação!
E é isso que vamos fazer hoje, falar de como é possível reduzir e até eliminar o mofo ou bolor das paredes e objetos que sofrem com a umidade do inverno.
Mofo x Bolor
São duas coisas diferentes, e ambas podem prejudicar a nossa saúde, principalmente a respiratória. E ambas são produzidas por fungos. Esses fungos podem cobrir diversos tipos de superfícies como móveis, roupas, calçados, livros, objetos de decoração e até mesmo as paredes.
A diferença é que enquanto o bolor apenas infecta os objetos, o mofo corrói o material afetado. Assim, o bolor que se apresenta em relevo, fica na cor acinzentada e pode ser facilmente removido com pano úmido. Já o mofo deixa pontos pretos mais difíceis de serem removidos, principalmente em objetos fibrosos e tecidos.
Qual produto usar?
É importante tomar cuidados para limpar o mofo e o bolor da sua casa, pois estamos falando de fungo. E se a infestação estiver muito grande, quem sabe vale pensar na ajuda de um profissional de limpeza.
Mas, se você vai adotar o “Do It Yourself”, que no bom português significa “Faça você mesmo”, então confere as nossas dicas:
- Vá em uma das lojas da rede Super Lazzari e compre luvas resistentes à produtos químicos, um borrifador, escova de cerdas macias e máscara para proteger sua respiração;
- Compre também água sanitária, ou algum limpador à base do cloro ativo. Há produtos formulados especialmente para mofo e bolor nas paredes que são mais fortes. Mas lembre-se de testar em uma pequena área escondida da parede primeiro e nunca misturar soluções de limpeza, pois isso pode gerar reações químicas perigosas;
- Mas se o bolor está em tecidos, compre então vinagre branco.
Receitas e soluções caseiras
- Misture 240ml de vinagre com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Mexa bem e coloque em um borrifador;
- Outra solução pode ser feita com água sanitária. Neste caso, cuidado com o cheiro forte e também para não manchar qualquer item que esteja próximo, seja um móvel ou até mesmo sua roupa. O ideal é utilizar 100ml de água sanitária para 1 litro de água. Usa-se também o borrifador para direcionar a substância para a mancha;
- O vinagre branco é um coringa na limpeza da casa. Coloque um copo de vinagre branco em um borrifador, sem diluir em água e aplique sobre as paredes manchadas. Deixe agir por alguns minutos e depois limpe com um pano úmido. Repita o processo até que todo o mofo tenha sido removido;
- A água oxigenada, por ter propriedades antibacterianas e clareadoras é uma ótima opção para tirar manchas de mofo das paredes. Use o produto sem diluir, aplicando diretamente nos pontos escuros da parede e deixe agir por 15 minutos;
- O álcool também é um produto poderoso contra os fungos e você pode usar tanto a versão em líquido, quanto em gel. Espalhe uma boa quantidade nas paredes manchadas e deixe agir por 10 minutos;
- O bórax é um produto que não emite gases tóxicos e que funciona também como desodorizador, além de ser antifúngico. Misture 2 colheres de sopa de bórax, ¼ de xícara de vinagre e 2 xícaras de água quente em um borrifador e aplique nas áreas afetadas.
Como limpar?
Para limpar as paredes e o rejunte dos azulejos, nossa sugestão é você utilizar o produto escolhido com um borrifador diretamente nas áreas afetadas e deixar o produto agir por alguns minutos.
Após, limpar com um pano úmido até remover tudo. Se necessário, utilize a escova para áreas mais resistentes, mas cuidado que pode remover muito a tinta.
Como evitar a volta do mofo e do bolor
A melhor dica para se livrar do mofo é eliminar as condições de calor e umidade, que são ideais para seu crescimento e por isso um ambiente bem ventilado já ajuda e muito. Se não for possível ventilar, então que seja utilizando um desumidificador.
Tecidos como toalhas de banho, de rosto, ou cortinas se estiverem úmidas precisam receber luz solar para secar, ou ficarem estendidas em secadoras.
Certifique-se que não há minas de umidade que corroboram com a formação do mofo, como instalações de ar condicionado, vazamentos, etc.
Mas, se o mofo e o bolor de sua parede voltarem, não entre em pânico. Esse é um problema comum e agora você já sabe como acabar com ele!
Então?
Dicas simples e fáceis de colocar em prática, não é mesmo?
Mãos a obra e boa limpeza!
Fontes:
https://www.tuacasa.com.br/como-tirar-mofo-da-parede/
https://www.cleanipedia.com/br/limpeza-de-pisos-e-superficies/como-remover-mofo-e-bolor-das-paredes.html
https://www.decorfacil.com/como-tirar-mofo-da-parede/
https://www.decorfacil.com/como-tirar-mofo-da-parede/