Férias de inverno: dicas para curtir em casa

Recesso escolar, férias do trabalho, família toda reunida, é tempo de planejar as atividades e ver quais as melhores opções de férias para curtir sem precisar sair de casa

Chegou a hora de desfrutar as férias de inverno com a família, curtir os filhos e relaxar no aconchego do lar, por isso, é bom ir pensando nas opções de lazer com os pequenos. 

Fim do semestre escolar e início das férias de inverno, ou seja, crianças em casa todos os dias. O que fazer com os pequenos neste período? Eis uma pergunta que muitos pais se fazem, até porque muitos não tiram férias, e outros se programam para ficarem com os filhos. 

Sabemos que crianças em casa é motivo para reunião em família para discutir sobre as férias. Mas, existe uma palavra muito importante que ajudará na organização desse recesso: planejamento.
Um bom planejamento de férias começa com duas perguntas muito importantes. Quanto de tempo do seu dia poderá usar para ficar com a família? E quanto em dinheiro pretende investir nestas férias?
Respondido essas duas perguntas, lembrem-se que criança está em total desenvolvimento neste período, e querem fazer coisas novas, então, dar uma olhada nas atrações turísticas da cidade ajudará a decidir quais as melhores opções de passeio.
Claro, o objetivo é aproveitar em casa, mas não podemos deixar de lado o fato que, fazer algo na sua cidade não deixa de ser algo caseiro, afinal, sempre irá surgir algo para investir com eles, seja numa comida, num passeio pela cidade ou até mesmo em alguma brincadeira.
Vale lembrar, que a opinião das crianças no planejamento é muito importante, até porque é com elas que vocês irão passar as férias, então, deixe elas explorarem o que gostariam de fazer, aposto que muita coisa divertida da imaginação deles irá surgir.

No artigo de hoje vamos dar dicas que podem entreter tanto as crianças como os adultos. Vamos tentar tirar o marasmo e a rotina da família e tentar fazer das férias algo bacana, engraçada, econômica e até didática para todos.

1) Reserve um horário por dia para estar com as crianças: mesmo que os adultos não tenham férias, aproveitar as férias escolares para ficar um pouco mais com as crianças são essenciais. Com certeza participar da vida deles e descobrir coisas novas juntos será muito valioso para vocês. Tente ficar algumas horas por dia com seus filhos, aproveite os finais de semana, tente uma folga do trabalho na sexta ou em uma tarde, talvez. 

2) Criar um acampamento em casa ou no quintal: uma boa ideia é montar a barraca na sala, no quarto ou no quintal. Ou, vocês podem improvisar com colchões, lençóis e travesseiros. Para entrar no clima, vocês podem desligar as luzes e usar uma lanterna para ajudar a ler, brincar ou contar histórias.

3) Organizem uma festa do pijama: organizar uma festa do pijama com os amigos são bem bacana, não é? Convide os colegas de escola para passarem a noite, prepare alguma comida deliciosa e deixe as crianças se divertirem. A interação entre os pequenos também é superpositiva para o desenvolvimento deles.

4) Visitem pontos turísticos da cidade: há diversas opções de passeios que possam fazer sem precisam gastar muito e que garantem bastante diversão. Algumas ideias são parques, museus, shopping, caminhadas, além é claro de opções junto à natureza, como lagos, cachoeiras, ou até um belo campo para correr e andar de bicicleta. Dica boa para economizar ainda mais nos passeios é oferecer à criança uma refeição antes de sair de casa, ou, fazer um piquenique no parque, levando frutas, água, suco, alguma guloseima que toda criança gosta.

5) Ative o artista que tem dentro de você: Que tal virar um pintor, um escultor, ou até ator? Essas são algumas das artes que crianças adoram fazer. Então, junte-se a elas. Usem papéis, lápis de cor, giz, tinta, tesoura, cola, glitter, lantejoulas, tudo que está disponível em casa. Enfim, abusem da criatividade e da diversão e no final, podem até fazer uma competição para ver quem se saiu melhor nos trabalhos;

6) Colocar a mão na massa: já pensou em virar um chefe de cozinha? Se você gosta de cozinhar, pode convidar as crianças para participarem de alguma receita. E não precisa ser nada complicado. Fazer um bolo, biscoitos, alguma sobremesa de chocolate, é bem divertido e assim faz a criança criar estímulos para aprender a gostar de cozinhar e sempre querer ajudar nas refeições;

7) Piquenique no parque: junte tudo que for da preferência da família. Leve uma toalhinha e utensílios para servir tudo perfeitamente. E escolham um parque ou um local da preferência de vocês para se divertirem. Ainda dá para aproveitar para andar de bicicleta, ou soltar pipa, por exemplo. Leve as guloseimas que sejam do agrado de todos, frutas, água, suco, biscoitos, tudo isso é prático e fácil de carregar.

 

Passatempos opcionais para toda a família

Outras ideias também podem ir surgindo durante as férias, e vocês podem variar durante o dia o que gostariam de fazer. Não necessariamente precise ter hora para tudo, importante é sair da rotina de horários, e curtir até quando quiserem. Não se preocupem em acordar cedo, ou, se está indo dormir muito tarde, façam tudo que gostariam, até porque as férias passam rápido e o objetivo é diversão.
Por exemplo, uma simples ida a sorveteria também é bacana, um cineminha em casa com pipoca é bem divertido, e até uma maratona de séries é legal, se torna algo caseiro e rende boas risadas. Se programem para jogar algo que vocês gostem, um videogame, um jogo de cartas, alguma brincadeira de estratégias, isso tudo é válido.

Já pensaram em fazer alguma atividade física nas férias? Fazer caminhadas, andar de bicicleta, percorrer alguma trilha, ou, até mesma ginástica. Se a sua família curte esses tipos de atividades, é importante saber que não precisam ir muito longe para realizá-las, até mesmo na rua de onde mora dá para se organizar, e algumas delas dá para fazer em casa. No site youtube.com.br, por exemplo, existem muitos vídeos aula sobre exercícios físicos, atividades para exercer com as crianças e até mesmo como praticar algum tipo de caminhada no pátio da sua moradia. Legal, né?

Por fim, nessas férias o melhor é gastar tempo com as crianças e demonstrar todo seu carinho. Às vezes, pedir dicas para conhecidos sobre alguma atividade também é válido. Planeje com a família qual é a melhor opção de férias para todos. Aproveite todos os momentos da melhor forma possível!

Boas Férias.

Últimos post