Inseticidas naturais para fazer em casa

Neste artigo vamos mostrar algumas dicas de como eliminar ratos, baratas, formigas e outros ‘seres’ indesejadas da sua casa ou jardim de forma natural. Truques, dicas, receitas caseiras, tudo que estiver ao alcance de ser realizado no nosso lar.

Como eliminar baratas
Antes mesmo de você pensar em colocar veneno natural para eliminar as baratas, você precisa saber onde elas costumam se alojar. Lembre-se que é difícil descobrir o lugar exato, pois elas se enfiam em todo canto, passam por pequenos buracos e assim por diante.
O foco principal é ter uma ideia de onde possam surgir, depois disso, você já tem o ponto inicial da sua jornada “caça barata”. Separamos algumas receitas caseiras que podem te ajudar no processo de exterminação. 

1. Veneno para baratas a base de Pasta de cebola e ácido bórico
Para fazer o veneno é preciso bater meia cebola no processador ou liquidificador até que se forme uma pasta. Depois misture meio copo de farinha de trigo, 4 colheres de ácido bórico (que você encontra em farmácia), um pouco de açúcar e água ou cerveja. Bata tudo até criar uma pasta firme.
Após, esse processo, distribua essa pasta em potes ou tampas de garrafa plástica pelos cantos da casa. Ao comer essa pasta elas morrem na hora, evitando que possam voltar a seus ninhos e se reproduzirem mais.

2. Veneno caseiro com mistura de Açúcar e bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é conhecido por suas mil e uma utilidades e uma delas é a de manter as baratas bem longe de onde estamos. Para que isso aconteça basta misturar partes iguais de açúcar refinado com bicarbonato e espalhar a mistura pela casa. Ao comerem o bicarbonato misturado ao açúcar as baratas têm uma espécie de congestão e morrem.

3. Remédio caseiro usando Folhas de louro
Usadas na gastronomia para dar aroma e sabor aos alimentos, principalmente aos caldos e sopas, a folha de louro é um verdadeiro pesadelo para as baratas. Isso porque seu cheiro é tão forte e marcante que consegue afastar esses insetos com facilidade. A dica é manter folhas de louro espalhadas por locais onde você costuma encontrar os insetos. Quanto mais fresco for a folha do louro, mais eficácia ela faz e elimina mais rapidamente esses hospedeiros.

Afaste ratos de forma prática, rápida e caseira
Os maiores inimigos dos ratos, com certeza são os gatos, eles são de grande ajuda para combater esses bichinhos na nossa residência, porém, nem sempre podemos contar com a disposição do felino para eliminá-los, por isso, separamos algumas outras formas naturais que ajudarão a manter longe de ratos por um bom tempo.

1. Use óleo de hortelã
O cheiro forte que o óleo fornece, já se torna um pesticida natural, fazendo com que os ratos literalmente sumam quando sentem o cheiro, porém, existe a forma correta de usar, e vamos te ensinar agora como fazer.
    • Pingue uma ou duas gotas de óleo em um pedaço de algodão;
    • Coloque o algodão perto ou embaixo do lixo, para afastar os ratos;
    • Coloque mais pedaços de algodão com óleo nos lugares por onde os ratos entram, nas portas, janelas e quaisquer fendas na parede ou nos rodapés;
    • Troque os algodões a cada cinco ou sete dias, dependendo da quantidade de óleo usada;
    • Plante mudas de hortelã perto dos pontos de entrada dos roedores. Além de mantê-los fora de sua casa, você poderá usá-la como tempero ou chás. Só vantagens.

2. Tape as barreiras de entrada e saída dos ratos
Presta atenção onde os ratos costumam passar, algum buraco, canto de paredes, janelas, e assim por diante. Através das fezes você pode observar por onde eles passam e costumam deixar seus rastros.
Após isso, tape com cimento, madeira, ou outra maneira prática que você tiver em sua residência, evitando com que eles continuem circulando pelo seu ambiente.
Para finalizar, limpe a área perto do buraco de fora. Retire as fezes e desinfete a área com uma mistura composta por uma parte de alvejante e 10 partes de água para tirar o cheiro.

3. Ratoeiras
A forma mais antiga, depois dos gatos, de eliminar ratos em casa. Muitos utilizam a ratoeira com queijo, e outros com comida própria para rato.
De qualquer forma, saiba que não basta ter somente a ratoeira em casa com comida, você precisa pesquisar os pontos corretos de onde deixar.
Através das fezes, você pode ter uma ideia por onde os ratos circulam, então, o seu ponto de partida para espalhar as ratoeiras vai começar, por ali.

Pesticida natural para eliminar formigas
A formiga com certeza é uma grande fã do açúcar. Por muitas vezes, não podemos deixar nada em cima da mesa, ou, na dispensa, em qualquer outro canto da cozinha, que logo elas aparecem.
Separamos alguns mata-formiga natural que pode te ajudar a eliminar de vez esses pequenos insetos.

Você irá precisar de sal, limão, vinagre ou detergente e água. Aplique os produtos básicos na área de passagem das formigas como buracos ou rachaduras.
- Coloque pratos fundos de água ou detergente para matar grupos de formigas, pois a água com detergente é um inseticida natural que elimina vários insetos;
- Você também pode borrifar vinagre branco e água ao redor de janelas, portas ou outros locais de entrada para espantar formigas;
- Caso você não goste do cheiro do vinagre, faça uma solução com suco de limão e aplique em todo o perímetro da sua casa;
- Você pode aplicar terra diatomácea (Inseticida composto por diátomos fossilizados moídos) e espalhar o pó ao redor das janelas, rodapés e em torno da sua casa.
- O ácido bórico é um excelente produto de mata formiga e pode ser encontrado no mercado na forma de pó branco ou azul. Espalhe nos rodapés ou janelas.

Elimine pragas dos jardins
Outra coisa que nos atormenta são as pragas nos jardins, estragando nossas plantas e nossa horta. Por isso, de forma caseira também podemos exterminar de uma vez por todos esses insetos indesejados. Veja as receitas que Itálo Braga, do blog Rosa do Deserto publicou:

PIMENTA E ALHO
Bons para: Repelir insetos que atacam o jardim.
Ingredientes: 100 g de alho + 100 g de pimenta + 2 l de álcool.
Bata no liquidificador o alho e a pimenta. Despeje a mistura em uma garrafa escura junto com o álcool e deixe curtir por sete dias. Dilua 100 ml dessa mistura a cada 10 l de água e pulverize as plantas que precisam ser protegidas.

COENTRO
Bom para: Combater ácaros e pulgões.
Ingredientes: 10 folhas inteiras de coentro + 1 l de água.
Cozinhe as folhas e a água por dez minutos. Espere esfriar, coe e pulverize a solução sobre as plantas doentes.

CAMOMILA
Boa para: Combater fungos.
Ingredientes: 50 g de flores de camomila + 1 l de água.
Misture tudo e deixe a solução em repouso durante três dias, agitando-a quatro vezes ao dia. Coe a mistura e pulverize-a sobre a espécie doente.

SABÃO EM BARRA
Bom para: Combater cochonilhas, percevejos e ácaros.
Ingredientes: 5 L de água + 3 kg de sabão de coco picado + 2 L de óleo mineral.
Leve os ingredientes ao fogo até que o sabão esteja completamente dissolvido. Misture o preparado com óleo mineral na proporção de 1,5 l de calda de sabão para cada 2 l de óleo. Pulverize as plantas até que a infestação cesse.

CEBOLA
Boa para: Combater pulgões, cochonilhas sem carapaça e lagartas.
Ingredientes: 200 g de cebola + 2 L de água.
Bata os ingredientes no liquidificador e deixe curtir durante dez dias. Após o período de descanso, dilua 330 ml da mistura em 1 L de água.

COMBINAÇÃO PODEROSA
Boa para: Acabar com pulgões e cochonilhas.
Ingredientes: Pedaço de sabão de coco + 500 ml de água + 1 cebola grande + muitas pimentas + uma cabeça inteira de alho.
Bata todos os ingredientes no liquidificador. O resultado é uma pasta bem forte, com cheiro ardido. Coe e guarde a calda concentrada. Quando precisar, dilua uma parte da calda para dez partes de água e borrife a planta toda.

Detalhes importantes:
- Para um melhor aproveitamento das receitas, cuide das suas plantas durante a manhã ou no final da tarde, quando a temperatura é mais fresca e os estômatos estão abertos. Além disso, lembre-se de usar equipamentos de proteção, como máscara e luvas, ao preparar e borrifar as misturas.

- Espalhe as cinzas de carvão pelos vasos, canteiros e jardineiras. Além de funcionarem como adubo, elas também são fertilizantes naturais.

- Guarde as cascas de ovos, pois são ricas em cálcio, ótimas para melhorar o crescimento das raízes. Deixe as cascas secarem por dois minutos no forno quente e bata no liquidificador. Retire este pó branco bem fino e espalhe pelos vasos e jardineiras.

Para se livrar das LESMAS E CARACÓIS sem matá-los, espalhe pelo jardim pedaços de chuchu ou sacos de estopa embebidos em cerveja. As pragas serão atraídas por essas armadilhas e, após algumas horas, poderão ser facilmente recolhidas. Para eliminá-los, polvilhe sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso, o que cria uma barreira também para as formigas.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe com seus amigos e faça sempre uma revisão no seu ambiente e no seu jardim para ter certeza que não tem nenhum inseto indesejado estragando seus pertences.
Até a próxima!

Fontes:
https://revistacasaejardim.globo.com/
https://www.vivadecora.com.br/revista/mata-formiga/
https://www.ddribeira.com.br/
https://italobraga.com.br/dicas-de-conservacao/ 

Últimos post