Os benefícios dos vegetais mais consumidos nas refeições

Desde pequenos, somos orientados a comer vegetais. Mas você sabe quem são eles? E por que tanta obsessão em introduzir esses alimentos nas nossas refeições?

Quem explica é a nutricionista formada pela Hunter College de Nova York, Bela Gil. "Os vegetais são essenciais para a saúde. Eles são fontes de vitaminas, minerais e fibras, alcalinizam e fortalecem o sangue e facilitam a digestão", lista.

"Brócolis, por exemplo, é um vegetal riquíssimo em vitaminas e minerais que ajudam na saúde dos ossos, como cálcio e manganês. É um bom remédio para prevenir problemas ósseos futuros, como osteoporose. Já a abóbora é uma das melhores fontes de betacaroteno. Tem mais do que a cenoura!", ensina Bela Gil.

Ela esclarece que a família de vegetais inclui folhas, flores, frutos, caules, tubérculos e raízes.
"Os vegetais são as verduras (acelga, alface, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho, rúcula, entre outras) e as flores (alcachofra, brócolis e couve-flor); os legumes, que são frutos salgados e com semente (a abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate, entre outros); os caules (aipo, aspargo e palmito); as raízes/tubérculos, que nascem debaixo da terra e incluem a batata e as raízes (beterraba, cenoura, mandioca, nabo e rabanete, entre outras); algas marinhas (vegetais do mar); leguminosas (feijões); solanáceas (tomate, batata, berinjela, pimentão); e as frutas (que são fruto doce)", aponta.

A chef ensina que uma alimentação saudável deve ser construída em torno dos vegetais, e não transformá-los em coadjuvantes no prato. E com a lista acima, não fica difícil pensar em pratos onde eles sejam os protagonistas.
Bela Gil ensina diferentes maneiras de consumir vegetais com receitas criativas


Descubra os benefícios de alguns vegetais comuns nas refeições

"Vegetais ricos em pigmentos têm muitos antioxidantes. É o caso das frutas vermelhas", ensina Bela. A chef também gosta de chamar o popular inhame de "aspirador do corpo": "Ele ajuda a eliminar todas as toxinas do organismo", explica.

A abobrinha é rica em água. Tem quase 95% de água na sua composição, segundo a nutricionista, e tem propriedades anticancerígenas, assim como a couve-flor, que é muito rica em antioxidantes que previnem o câncer, como o sulforafano.

"A cenoura é rica em Vitamina A, que contém betacaroteno, outro tipo de antioxidante", acrescenta. Além dessas propriedades, Bela Gil inclui que as verduras e os legumes são ricos em fibras, vitaminas (A, complexo B), minerais (ferro, cálcio, potássio e magnésio) e têm pequenas quantidades de proteínas e gorduras, conclui.

Fonte:
http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/conheca-os-vegetais-e-os-beneficios-daqueles-mais-consumidos-nas-refeicoes.htm

Últimos post