Saiba o tipo de escova certa para seu cabelo

Cuidar dos cabelos vai além da escolha de bons shampoos, condicionadores, e tratamentos de hidratação. Sim, há um item que você utiliza no dia a dia que pode fazer muita diferença nos resultados do seu belo cabelo.E esse item é a escova de cabelo!

As escovas são divididas de acordo com a espessura do fio de cabelo, o comprimento do cabelo e textura, se mais lisos ou cacheados, assim cumprindo seu objetivo que ela não quebre os fios, desembarace bem sem tracionar ou cumpra as missões de cachear ou alisar o cabelo.

Conheça agora a função de cada tipo de pente e escova
e descubra qual é o adequado para o seus cabelos:

1. Pente longo e fino:
pouco espaço entre as cerdas é útil para quando você for aplicar um tratamento caseiro nas suas madeixas, seja uma hidratação, tintura ou alisamento. No entanto, para o uso diário, devem ser evitados por pessoas com cabelos crespos e cacheados, pois servem para desfiar e dar volume aos cabelos.

2. Pente largo:
com dentes grandes e espaçados, é a escolha certa para cabelos mais volumosos, enrolados e cheios de cachos. Este tipo de pente não vai estragar o efeito daquele tratamento bacana que você fez, nem quebrar os fios.

3. Pente garfo:
ideal para cabelos afro. Este pente é usado para ajeitar os fios e deixá-los no estilo black power.

4. Pentes ionizados:
é um tipo mais recente, serve para selar os fios após uma cauterização, reduzindo o frizz e garantindo um ótimo acabamento.

5. Escova redonda fina:
ótima para modelar, cachear e finalizar cabelos curtos e franjas. Você vai conseguir movimento nos fios e volume na dose certa.

6. Escova redonda média:
perfeita para escovar os fios e deixá-los com movimento, principalmente nas pontas, virando-as para fora ou para dentro.

7. Escova redonda e grossa:
quanto maior o diâmetro da escova, maiores as chances de conseguir aquele efeito liso. Ideal para fios superlongos.

8. Escova redonda ventilada:
o modelo oval com base de cerâmica tem cerdas naturais de javali e é indicado para secar e modelar as pontas. A escova é ativada pelo calor do secador, e, por ser ventilada e ter cerdas espaçadas, dá volume ao cabelo.

9. Escova raquete:
desembaraça bem os fios, especialmente os lisos e ondulados. Ela também é ótima para pentear os cachos depois do modelador e ganhar ondas desconstruídas.

10. Escova de cerâmica:
arredondada e com base de cerâmica, ela é ativada pelo calor do secador. As cerdas mistas unem a durabilidade do nylon e a maciez do javali. É indicada para cabelos ondulados a lisos, para modelar, pentear e desembaraçar.

11. Escova almofadada:
este modelo almofadado geralmente possui cerdas de plástico e é indicado para cabelos longos e lisos, ou levemente ondulados. Se usado com secador, proporciona efeito de escova modelada, mas não tão lisa (aparência natural).

12. Escova retangular:
é o tipo de escova que todo mundo já teve um dia. Ideal para desembaraçar todos os tipos de fios, seu amplo espaçamento entre as cerdas – que geralmente são de plástico – ajuda a evitar a quebra do cabelo.

Além do formato das escovas, as cerdas influenciam bastante no efeito. As cerdas com bolinha nas pontas servem para travar o cabelo na hora de escovar, por isso são mais utilizadas em cabelos grossos, pois nos finos a resistência é menor e utilizar este tipo de cerdas com bolinhas pode acabar quebrando o fio fino. As escovas com cerdas de náilon podem ser utilizadas por qualquer tipo de cabelo tanto para secar, quanto para modelar (aliás, modelam que é uma beleza!).

As cerdas naturais como a de javali são ideais para cabelos finos e quebradiços. Por serem mais macias, elas não agridem o cabelo na hora de secar e reduzem a quebra durante a escovação.
Já as cerdas de metal são polêmicas. São excelentes para desembaraçar os fios molhados, mas qualquer descuido pode ferir o couro cabeludo enquanto as de plástico com bolinha nas pontas são mais indicadas. Nunca use cerdas de metal em cabelos secos, além de provocar a quebra do fio, elas podem alterar a eletroestática dos cabelos e deixá-los cheios de frizz.

Dicas para cada tipo de cabelo!

Fios grossos:
Para cabelos mais grossos e com volume, o ideal é direcionar os pentes de material plástico que são bem resistentes e tem dentes abertos para facilitar a passagem dos fios, sem correr risco de quebra.

Fios ondulados:
Esse tipo de cabelo merece uma atenção especial, pois os fios não devem ser penteados diariamente para não deixar o cacho irritado ou sem forma e evitar o aumento do volume. Depois de lavar os cabelos, a melhor opção é pentear os fios uma única vez, com o auxílio de um pente de dentes bem largos e de preferência de madeira para evitar fios arrepiados. Durante o dia, o ideal é apenas dar uma ajeitada com as mãos.

Fios crespos:
Os cabelos crespos merecem um cuidado constante, pois até a maneira de pentear pode quebrar os fios. Mas para que isso não aconteça é necessário desembaraçar os fios suavemente. O pente tipo jacaré (com os dentes em formato de gota) ajudam muito.

Fios lisos:
Os cabelos lisos geralmente precisam de volume. Então, evite deixar condicionador nos fios, pois isso os deixa mais pesados.

Cuidados com sua escova

Evite usar escovas de outras pessoas. Elas podem servir de veículo para caspa, seborreia e até para piolho.
O ideal é limpar a escova uma vez por semana. Para isso, tire o excesso de fios passando um pente fino. Em seguida, deixe a escova de molho numa mistura de água e sabão por dez minutos. Enxágue e seque bem antes de usá-la novamente.
Além da lavagem, é possível encontrar em lojas especializadas higienizadores em spray com ação antibactericida, que também são boas opções para limpar sua escova de cabelos.

A forma certa de pentear o cabelo


Não adianta escolher o modelo ideal de escova se, na hora de pentear, não fizer da forma certa.

Segundo a consultora Luciana Monteiro, quando escovar, jamais pegue mechas grossas, pois pode embolar na escova. E se usar o secador, deixe três centímetros entre a escova e o aparelho, que deve estar em movimento. Assim, você evita queimar as cerdas e os fios.

A primeira coisa a fazer é dividir o cabelo ao meio, em duas partes. Desembarace as pontas com a escova oval almofadada e, então, penteie de cima para baixo, para estimular o couro cabeludo e dar brilho do fio. Em seguida, separe o cabelo em mechas finas. Manuseie a escova redonda de cima para baixo, alisando ou modelando o fio com o calor do secador.

 

Então, gostou das dicas?
Conte pra gente se você já utiliza a escova certa, e o que fará com a nova informação agora!


Fonte:
https://todateen.com.br/a-escova-certa-para-cada-tipo-de-cabelo/
https://www.uol.com.br/universa/listas/escovas-e-pentes-como-escolher-o-modelo-ideal-para-cada-tipo-de-cabelo.html
https://extra.globo.com/mulher/beleza/saiba-qual-melhor-tipo-de-escova-cerdas-para-seus-cabelos-5759583.html
https://www.vix.com/pt/bdm/beleza/6-tipos-de-escova-para-6-tipos-de-cabelo-saiba-se-a-sua-e-a-melhor-para-voce

Últimos post