Você conhece sobre Cerveja?
Hoje no Super Lazzari você encontra vários tipos de cerveja. Mas você sabe qual a diferença de cada uma? Ainda tem dúvida na hora de escolher um novo sabor?
Bom, então vamos te apresentar um pouco mais sobre a origem, os ingredientes e tipos de cerveja que conhecemos.
Depois nos conta o que achou e se você vai experiemntar um novo sabor.
A origem da cerveja
É difícil precisar exatamente como e quando surgiram as primeiras cervejas em nossa sociedade. Não existem comprovações que mostrem a existência da cerveja em civilizações muito antigas. No entanto, existem provas arqueológicas que colocam a bebida em momentos vividos em um passado bem distante, há quase 10.000 anos.
A história nos conta que a cerveja era parte fundamental da vida das civilizações que habitavam a antiga Mesopotâmia. No entanto, alguns historiadores acreditam que esses povos aprenderam a arte da fabricação dessa bebida de povos ainda mais antigos.
O pioneirismo é, muitas vezes, atribuído aos sumérios, babilônios e assírios, civilizações que habitavam a região mais ao leste do Egito, onde se encontra o atual Iraque. Os egípcios, porém, foram aqueles que iniciaram a documentação da fabricação da cerveja, deixando registros detalhados de suas técnicas.
Um dos documentos mais antigos sobre as cervejas é datado de 7000 a.C. Ele é uma receita encontrada na China, que levava ingredientes como arroz, mel, uvas, frutas de espinheiro e água. A hipótese mais aceita sobre essa preparação é que ela se originou de um erro cometido em alguma receita de panificação.
Além disso, descobertas recentes mostram que a fabricação de artefatos específicos para a produção da cerveja já existia na China há 5.000 anos. Outro ponto curioso diz respeito a produção de cevada, que era até pouco tempo desconhecida pelos historiadores. Portanto, a China é, muito provavelmente, o berço da primeira cervejaria do mundo.
Do que é feita a cerveja?
A cerveja é uma bebida com teor alcoólico carbonatada, ou seja, é uma bebida gaseificada com gás carbônico, tal como o refrigerante e alguns espumantes.
Hoje o mundo das cervejas apresenta um número enorme de opções e tipos de cerveja. De Pilsens clássicas a IPAs arrojadas, cada tipo de cerveja gera mais subcategorias do que os apreciadores podem imaginar. Cervejas novas surgem no mercado a todo momento, cada uma com sua particularidade. Mas toda cerveja tem 4 ingredientes principais:
- Água, que representa de 85% a 95% da cerveja;
- Cereais, que podem ser maltados e in natura;
- Lúpulo, que é como se fosse o tempero da cerveja, que traz amargor e aroma;
- Levedura, que é a “alma” da cerveja (também conhecido como o fermento da cerveja).
Além desses ingredientes, cada cervejeiro pode usar da sua criatividade e conhecimento para acrescentar outros ingredientes e desenvolver melhorias de processo que também influenciam no produto final.
Diferença entre tipos e estilos de cervejas
Os tipos de cerveja querem dizer a família que pertencem e também um pouco sobre o seu processo de fabricação. Quanto o assunto é tipo as cervejas são classificadas em Ales e Lagers e o que as difere é a fermentação, sua coloração (clara ou escura) e o teor de álcool.
Já os estilos e subestilos querem dizer o padrão de combinar estes elementos.
Família Lager
A mais consumida no Brasil. Estas cervejas se diferem pela fermentação no seu processo de fabricação. São cervejas mais carbonatas e por isso sua aceitação junto ao público é maior. O fermento utilizado inicia sua fermentação em temperatura mais baixa, por volta de 6 a 12 graus, ficando acumulado no fundo dos tanques.
É conhecida como a família das cervejas de baixa fermentação, que são douradas e filtradas, mas possuem algumas versões mais escuras.
Possui a subdivisão mais comum das cervejas Lagers e apresentam tipos muito conhecidos pelo público brasileiro:
1. Pilsner
Também conhecidas como Pilsen por aqui. Seu aroma e sabor são acentuados pelo lúpulo, por isso um leve amargor. São claras, com baixo corpo e fácil de beber. Seu processo de produção apresenta uma baixa fermentação e ela também tem um baixo teor alcoólico e com um final seco.
É também de longe o tipo de cerveja mais consumido no Brasil.
2. American Lager
Apesar de serem denominadas como Pilsen no Brasil, elas são Lager. Fácil de beber, pouco amargor, final relativamente seco, aroma suave de cereais, cor dourada e cristalina. As marcas mais comuns no Brasil são dessa classificação, como Skol, Brahma e Kaiser — e são vendidas como pilsner pela aceitação do público.
3. Premium Lager
Um outro estilo americano que se assemelha ao American Lager, mas possuem mais lúpulo e mais malte se tomarmos a American Lager como objeto de comparação, mas já com os outros estilos possui menos malte e pouco aroma de lúpulo. E sua cor beira o dourado, uma cerveja com um corpo médio.
Temos como exemplos famosos vendidos no Brasil a Heineken e Stella Artois.
4. Helles
Cerveja produzida e consumida em larga escala na região da Bavaria, Alemanha. É considerada uma cerveja com destaque em seu malte e com menos lúpulo no preparo — por isso um baixo amargor. Seu malte evidencia um sabor de pão e biscoitos, e curiosamente consumida em alguns cafés da manhã na Alemanha.
5. Dortmunder Export
Também produzida e muito consumida na Alemanha, mas na região de Dortmund. Seu malte e lúpulo são equilibrados, trazendo uma sensação adocicada do malte e também um forte amargor, diferente das Lagers consumidas normalmente.
Sua cor é dourado claro que pode atingir uma escala mais escura, além de ter uma espuma bem consistente.
6. Japanese Rice Lager
Também conhecida como Dry-Beer, esse estilo de cerveja não tem tanto apelo e também não é tão famosa ou consumida por aqui.
Se trata de uma cerveja originárias do Japão e feitas com arroz, o longo período de fermentação transforma quase todo o açúcar em álcool. Tem sabor suave.
DARK LAGER
São cervejas escuras, com um baixo corpo, boa carbonatação e também apresentam teor de refrescância.
1. Munich Dunkel
Considerada a original Dark Lager da Europa e curiosamente Dunkel quer dizer escuro em alemão. É uma cerveja de baixa fermentação e coloração marrom escura – como dito anteriormente. Seu malte Munich dá a ela um doce amargor e notas de chocolate, caramelo e nozes.
2. American Dark Lager
São cervejas escuras, tem baixo corpo, boa carbonatação, espuma (tende para a cor dourada) e também são muito refrescantes. Seu aroma quase não aparece na cerveja, sendo difícil notar o malte ou lúpulo nela. Já a cor varia entre âmbar e marrom escuro.
3. Malzbier
Talvez a mais famosa Dark Lager encontrada no Brasil, já foi mais consumida do que é hoje, mas ainda assim é produzida por grandes cervejarias como Brahma, Antarctica e Itaipava. Escura e doce, teor alcoólico baixo, após a fermentação é acrescentado xarope de açúcar e caramelo.
Sua coloração escura não vem do malte tostado mas sim da adição do xarope e açúcar na sua produção.
4. Schwarzbier
É uma cerveja realmente preta, com diz seu nome, mais escura até que a Munich Dunkel.
O aroma que prevalece é o do malte mas moderadamente. Pode ser notado em baixo teor o malte tostado e a apresenta notas de caramelo, café ou chocolate em um leve doce – mas é importante saber que o doce sentido na cerveja é baixo, por isso não deve ser confundida com o estilo Malzbier.
Como escolher cerveja perfeita?
Agora que você já conhece o processo de fabricação das cervejas e sabe quais são as principais famílias existentes e alguns subtipos mais comuns, chegou a hora de descobrir como escolher a melhor opção para degustar.
A nossa primeira dica é, sem dúvidas, a mais óbvia de todas: experimente. Apenas com a prática e experiência é que você poderá definir, com certeza, qual é o seu tipo de cerveja. Além disso, é importante não ter preconceitos e saber que cada ocasião combina com uma opção completamente diferente.
No entanto, há outra dica bastante interessante para escolher a melhor bebida para cada ocasião: saber um pouco mais sobre a harmonização de cervejas. Afinal de contas, sabores diferentes caem melhor com determinados tipos de alimento.
Por isso, escolha sempre ingredientes que combinem com os sabores, a acidez e o teor alcoólico de cada bebida. Dessa forma, é possível favorecer a cerveja e provar o que há de melhor, sem perder ou mascarar o sabor característico de um produto tão rico e detalhadamente produzido.
Cervejas que combinam com cada tipo de prato
Massas
Embora normalmente sejam servidas acompanhadas de um bom vinho, nada impede que as massas sejam combinadas com cervejas. Para essas ocasiões, escolha bebidas como a Dark Lager, Strong Ale ou a Pilsner, sempre considerando o molho que será utilizado.
Churrasco
É difícil desassociar as cervejas de um bom e velho churrasco. Para aproveitar ainda mais esse momento, opte por cervejas como a Pilsner, Stout ou Brown Ale, que vão bem com a maior parte das carnes.
Peixes e Frutos do mar
As cervejas do tipo English Pale Ale, Amber Ale, Hefeweizen e Witbier são as mais indicadas para aqueles que adoram comidas de sabor característico como os frutos do mar e peixes.
Sobremesas
Sim, é possível combinar os pratos doces com as cervejas. Para esses momentos, o ideal é escolher entre bebidas do tipo Stout, Porter e Fruit Lambic.
Queijos
É praticamente impossível encontrar alguém que não seja louco por queijos. Esse tipo de alimento tem imensas variações de sabor e textura, combinando com praticamente qualquer cerveja. Os mais comuns, no entanto, combinam bem com as escuras, como a Porter e Stout.
Comida vegetariana
Quem é vegetariano não precisa ficar de fora da degustação de cervejas. Na verdade, é bastante simples harmonizar as bebidas com esse tipo de culinária, devido a grande variação de ingredientes que ela tem. Para não errar, escolha uma do tipo Pilsner.
E aí, gostou de saber mais sobre a produção e os principais tipos de cerveja? Essa bebida é extremamente popular e faz parte do dia a dia de milhares de brasileiros, sendo a opção ideal para relaxar ao fim do dia e se encontrar com os amigos e familiares!
Então, agora conta pra gente qual o seu estilo preferido.
Fontes:
https://www.hominilupulo.com.br/universo-da-cerveja/tipos-de-cerveja/
https://blog.famigliavalduga.com.br/conheca-os-principais-tipos-de-cerveja-do-mundo/